
SESI/PE – CÓD. 80 ANALISTA PROFISSIONAL DE APOIO ESCOLAR (CABO DE SANTO AGOSTINHO)
- Cabo de Santo Agostinho - PE
- R$ 3.616 por mês
- Permanente
- Período integral
- Quantidade de vagas: 1 (contratação imediata, prazo INDETERMINADO).
- Banco de talentos: Formação com validade de 6 meses, podendo ser prorrogado por mais 6 meses a critério da instituição. Durante a validade do banco de talentos, candidatos podem ser convocados para vagas em outras unidades da mesma região, com alterações em benefícios, horários ou carga horária, conforme necessidade.
- Formação acadêmica obrigatória: Superior Completo em Pedagogia
- Principais atividades: Atuar no desenvolvimento de estratégias pedagógicas para alunos com deficiência ou necessidades específicas de aprendizagem, visando a promoção da inclusão e o suporte ao seu desenvolvimento; Assessorar os alunos nas atividades de ensino, propondo medidas que visem melhorar os processos pedagógicos de aprendizagem em todos os níveis da educação básica com foco na inclusão. Dar apoio à Supervisão Pedagógica e professores nas atividades em sala de aula e extrassala aos alunos com necessidades específicas de aprendizagem. Elaborar e desenvolver projetos educacionais; Participar e colaborar com o desenvolvimento de instrumentos específicos de orientação pedagógica e educacional; Fornecer treinamentos voltados para inclusão e desenvolvimento de pessoas com deficiência ou necessidades específicas Participar de reuniões administrativas, pedagógicas, capacitações e de Conselho de Classe Emitir pareceres sobre desenvolvimento dos alunos; Auxiliar em atividades de alimentação, higiene, locomoção e autorregulação dos alunos; Oferecer suporte na interação social em ambiente escolar;
- Experiência Obrigatória: Mínimo de 6 meses comprovados na área.
- Competências Técnicas: Habilidade na transmissão do conhecimento de forma objetiva. Domínio da Língua Portuguesa. Noções de legislação educacional. Habilidade em Informática Básica.
- Requisitos Adicionais: Experiência prévia em acompanhamento de alunos com deficiência ou necessidades específicas, seja em escola regular ou em programas de inclusão. Formação ou participação em cursos voltados para Educação Inclusiva, Atendimento Educacional Especializado (AEE) ou Libras. Vivência em elaboração de relatórios pedagógicos individualizados. Experiência em atividades de apoio socioemocional ou mediação de conflitos no ambiente escolar.
- Desejável: Pós-graduação em Educação Inclusiva, Psicopedagogia ou áreas correlatas. Certificação ou conhecimento em Libras ou Braille. Experiência em tecnologias assistivas ou metodologias inovadoras de inclusão digital. Participação em projetos interdisciplinares de inclusão ou trabalhos comunitários/ONGs com pessoas com deficiência. Produção ou publicação de materiais (artigos, oficinas, palestras) na área de inclusão escolar.
- O que oferecemos:
- Remuneração: R$ 3.615,54
- Horário: 08h - 17h
- Benefícios: Assistência médica e odontológica; Vale-alimentação ou refeição; Day Off; Auxílio-creche; Universidade Corporativa; Empréstimo consignado; Previdência privada e Plano de carreira.
- Toda a comunicação será feita exclusivamente por e-mail. Fique atento à sua caixa de entrada e evite perder prazos!
- Conceitos básicos de inclusão escolar, diversidade e equidade.
- Princípios do Atendimento Educacional Especializado (AEE).
- Estratégias pedagógicas diferenciadas para alunos com deficiência ou necessidades específicas.
- Tecnologias assistivas e recursos de acessibilidade.
- Papel do profissional de apoio escolar x papel do professor.
- LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional) – artigos sobre inclusão e atendimento especializado.
- Lei Brasileira de Inclusão (LBI – Lei nº 13.146/2015).
- Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008 e debates posteriores).
- Base Nacional Comum Curricular (BNCC) – princípios relacionados à inclusão.
- Normas do MEC/CNE sobre atendimento de alunos com deficiência.
- Elaboração de relatórios e pareceres descritivos sobre desenvolvimento do aluno.
- Planejamento de ações de apoio em sala e extrassala.
- Estratégias de mediação da aprendizagem e apoio socioemocional.
- Noções de psicopedagogia aplicada à inclusão.
- Interação com professores, supervisão pedagógica e famílias.