Analista De Sales Operations (Sales Ops)
- Rio de Janeiro - RJ
- Permanente
- Período integral
- Você atuará como o elo entre a estratégia e sua aplicação prática, eliminando ruídos e aumentando a produtividade do time de vendas.
- Sua atuação será nos bastidores, mas você precisa amar a área e as métricas de vendas, usando ferramentas para levantar e analisar dados.
- Com isso, poder descobrir eventuais falhas nos processos, identificar oportunidades de melhoria e indicar as melhores estratégias para a equipe de vendas, tudo com a finalidade de tornar o time de vendas mais produtivo, focado em fazer negócios melhores.
- Você ajudará também a pensar em marketing ops, no que cabe os indicadores de geração de demanda via inbound e outras origens de negócios para o time comercial, auxiliando a definir os processos e tecnologias necessários para que a área funcione da melhor maneira possível.
- Você atuará com o CRM do Hubspot, tanto em vendas, quanto em marketing.
- Responsabilidades:Análise de Dados:Analisar diariamente as métricas de vendas (aquisição e expansão) e marketing vinculadas ao processo de vendas dentro do Hubspot.
- Responsável pelo acompanhamento e análise semanal e mensal da performance de vendas.
- Identificar, rastrear e comunicar KPIs sobre o desempenho de vendas da divisão para a alta gerência.
- Ser o braço direito na análise de dados do líder de vendas.
- Tratar e entregar visões de análises para o analista de negócios de Revenue Ops.
- Duvidar dos números e resultados, sempre garantindo a integridade dos dados.
- Alinhamento Estratégico:Atuar nas dimensões estratégicas, táticas e operacionais da empresa, lidando com C-level, gerentes e time de vendas.
- Fazer o alinhamento entre a estratégia e sua aplicação no mercado para eliminar ruídos e aumentar a eficácia e produtividade da equipe.
- Implementar e manter um processo claro de gerenciamento de pipeline.
- Apoiar a definição de metas de vendas trimestrais e atividades de previsão com desenvolvimento de negócios e operações de vendas.
- Propor sugestões sobre o processo de vendas com base em análise de dados.
- Ser proativo na identificação de novas oportunidades de melhorias no processo de vendas (aquisição e expansão) por meio das análises de dados.
- Suporte ao Time:Garantir que o time de vendas esteja preenchendo corretamente o CRM e outros sistemas relacionados (Apollo), atuando como o guardião do CRM.
- Ser solícito para esclarecer dúvidas sobre o Hubspot e entendimento de métricas para o time.
- Organizar capacitações sobre o Hubspot para o time e coordenar junto ao líder de vendas.
- Ajudar no onboarding de novos colaboradores no uso do Hubspot.
- Supervisionar dados de comissão de vendas e programas de incentivo.
- Participar dos ritos semanais do time de marketing e vendas às segundas e sextas, além das dailies.
- Responder às demandas internas do time de modo ágil e solícito; Cumprir prazos e cronogramas.
- Gestão do Conhecimento:Organizar a gestão de conhecimento do Hubspot em formato de playbooks para que seja de fácil acesso e entendimento do time.
- Gerenciar todos os relatórios, melhorias e modificações do sistema de CRM.
- Usará o clickup para sua autogestão e gestão das entregas; Automação e Otimização:Identificar oportunidades de automação para suportar o crescimento rápido.
- Supervisionar dados de comissão de vendas e programas de incentivo.
- Qualificações Necessárias:Mínimo de 2 anos como Sales Ops atuando em Hubspot.
- Mínimo de 2 anos em empresas SaaS B2B e Outbound Sales.
- Conhecimento intermediário de Hubspot, Excel e SQL.
- Experiência em análise de métricas SaaS, de vendas e marketing.
- Experiência na construção de KPI´s na área de vendas e marketing.
- Diferenciais:Certificação em Hubspot.
- Experiência em Retailtechs ou startups que vendem SaaS para médias e grandes empresas.
- Uso de inteligência artificial para propor melhorias nos processos.
- Forte habilidade com Excel, tecnologia e sistemas de vendas.
- Comprovação de sucesso como Sales Ops.
- Participação em grupos de Sales Ops.
- Experiência na análise de operações de vendas para o mercado enterprise.
- Diploma de bacharel ou certificado de conclusão de estudos, desejável em Engenharia de Produção, Ciências da Computação, Marketing, Administração, Economia ou Gestão Comercial.
- Inglês intermediário.
- Soft Skills:Analítico e organizado.
- Curioso e orientado à melhoria contínua.
- Propositivo e criativo na resolução de problemas.
- Automotivado, orientado a resultados e autônomo.
- Excelentes habilidades de comunicação, tanto verbal quanto escrita.
- Organização e adaptabilidade para lidar com o dia a dia de uma operação de vendas de uma startup em crescimento.
- Inteligência emocional para construir relacionamentos eficazes com o time interno.
- Hard Skills:Conhecimento intermediário de HubSpot.
- Experiência com análises de dados de origem inbound e outbound.
- Experiência com métricas SaaS e de marketing.
- Capacidade de ler dados e propor melhorias.
- #J-18808-Ljbffr
Caderno Nacional