MEDICO DO TRABALHO - COORDENADOR DE PCMSO

Fundação José Silveira

  • Pojuca - BA
  • Permanente
  • Período integral
  • Há 2 dias
Há 86 anos, a Fundação José Silveira mantém o olhar voltado para o futuro, reinventando suas práticas em um mundo imprevisível, sem perder de vista suas raízes sólidas naquilo que é a origem do propósito: cuidar da saúde e melhorar a qualidade de vida das pessoas.Com isso, buscamos pessoas conectadas ao novo que venham contribuir com o constante crescimento e a perpetuação do nosso legado.Junte-se ao nosso propósito!
  • Planejar, organizar, supervisionar e avaliar todas as atividades médicas e assistenciais da área de Saúde Ocupacional.
  • Garantir integração entre Saúde Ocupacional, Segurança do Trabalho, Recursos Humanos, Qualidade e demais áreas estratégicas.
  • Definir diretrizes, protocolos e fluxos de atendimento médico e ocupacional.
  • Representar tecnicamente a empresa junto a órgãos fiscalizadores e entidades externas.
  • Elaborar, implementar, coordenar e revisar o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional, assegurando conformidade com a legislação vigente.
  • Determinar, supervisionar e interpretar exames admissionais, periódicos, de mudança de função, retorno ao trabalho e demissionais.
  • Garantir emissão, assinatura e controle do Atestado de Saúde Ocupacional (ASO).
  • Integrar o PCMSO ao PGR e aos programas de prevenção corporativos.
  • Elaborar relatório anual do PCMSO, com análise epidemiológica e indicadores de saúde.
  • Supervisionar e orientar a equipe médica e de enfermagem quanto às condutas e atendimentos de urgência, emergência e consultas ocupacionais.
  • Garantir a manutenção de prontuários médicos conforme exigências legais (mínimo de 20 anos).
  • Controlar prescrição, uso e armazenamento de medicamentos, incluindo os de controle especial.
  • Desenvolver e apoiar campanhas de prevenção e promoção da saúde (ex.: saúde mental, ergonomia, doenças crônicas, vacinação).
  • Participar de CIPAT, treinamentos e programas corporativos de saúde e bem-estar.
  • Realizar palestras e orientações para trabalhadores e líderes sobre riscos e prevenção.
  • Coletar, analisar e reportar indicadores de saúde ocupacional e absenteísmo.
  • Investigar e emitir CAT quando houver nexo entre agravo e atividade laboral.
  • Garantir conformidade legal, ética e técnica nos processos da saúde ocupacional.
  • Prestar suporte técnico em casos de afastamentos prolongados, restrições laborais e reabilitação.
  • Assessorar a gestão em decisões estratégicas relacionadas à saúde e segurança dos colaboradores.
  • Propor melhorias estruturais e operacionais no ambulatório e demais áreas da saúde corporativa.
  • Certificado ou diploma de Graduação em Medicina, emitido por instituição reconhecida pelo Ministério da Educação e Cultura MEC.
  • Certificado de conclusão de curso de especialização em Medicina do Trabalho, emitido por instituição reconhecida.
  • Possuir RQE (Registro de Qualificação de Especialista).
  • Registro ativo no Conselho Regional de Medicina (CRM).
  • Com experiência comprovada na função.
Carga Horária: 220h/mêsInsalubridade: 20% salário mínimoAjuda de custo transporte ou transporte POOLAlimentação em refeitórioPlano de Saúde e Odontológico (opcional)Necessário disponibilidade para viagens.

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