RESPONSÁVEL COMUNICAÇÃO EXTERNA ADS
Michelin
- Rio de Janeiro - RJ
- Permanente
- Período integral
- Supervisiona e facilita a concepção de planos estratégicos de comunicação em conjunto com os Marketings, em conformidade com as orientações do Grupo.
- Adapta a estratégia de comunicação do grupo aos desafios e situações atuais.
- Aconselha os gestores sobre as ações de comunicação a implantar para um desdobramento eficaz do plano de comunicação externa.
- Trabalha com outras entidades para propor estratégias de comunicação que têm um impacto positivo no business.
- Junta-se às equipes business à curto e longo prazo para desenvolver e implementar planos e canais de comunicação inovadores.
- Define os indicadores-chave pertinentes para a medição do desempenho de comunicação, garante o acompanhamento e a análise dos resultados.
- Cria processos para se certificar que os objetivos de foco e de conversão são atingidos e os budgets respeitados graças às capacidades digitais e aos programas de comunicação.
- Estabelece padrões e políticas de organização para o uso das tecnologias digitais atuais e emergentes.
- Avalia as ferramentas de automação pertinentes, para estimar o impacto das iniciativas de comunicação digital no desempenho da entidade.
- Avalia o share of voice da Empresa em comparação aos padrões do setor para identificar as lacunas na estratégia de redes sociais.
- Dirige todos os aspectos da comunicação digital, incluindo o SEO/SEM, em linha com o Responsável Digital.
- Supervisiona e facilita o desenvolvimento de uma estratégia em relação às mídias e de indicadores-chave de desempenho associados.
- Propõe uma estratégia de comunicação para assuntos específicos e gerencia o plano de relações com os organismos de relações públicas e/ou com as mídias.
- Identifica e aproveita as oportunidades de melhora da percepção pública (incluindo sobre potencias atividades da empresa) .
- Resolve os problemas ligados às mídias, suscetíveis de afetar a reputação da Empresa e gerencia as comunicações de crise.
- Aconselha os porta-vozes sobre a maneira de se comunicar com as mídias (mensagens-chave, FAQ, media training).
- Gerencia os indicadores de performance das ações propostas.
- É capaz de dirigir uma equipe de assessores de imprensa internos ou externos.
- Implementa ações para promover o Grupo junto aos representantes de mídias.
- Estabelece e mantém relações profissionais com representantes de mídias e aproveita estas relações para proteger a reputação das marcas e institucional.
- Instaura a confiança e a credibilidade junto a representantes de mídias/ jornalistas.
- Redige políticas de gestão de comunicação em um contexto complexo, de urgência e de inesperados em prazos apertados.
- Adapta os métodos de comunicação para preservar a reputação do portfólio das marcas, certificando-se que as marcas afiliadas não são impactadas por riscos potenciais.
- Aconselha os outros na aplicação de princípios de crise para enfrentar situações de crise.
- Antecipa as crises potenciais desenvolvendo planos de urgência visando informar e alinhar as partes envolvidas.
- Leva em conta o discurso da Empresa e o contexto do entorno na determinação do impacto do conteúdo da comunicação de crise.
- Redige as mensagens externas adaptadas e alinha a comunicação interna.
- Pilota os outros na aplicação das estratégias de comunicação online de crise, para reforçar as capacidades de atenuar os riscos na reputação da empresa.
- Garante a disponibilidade da comunicação de crise, inclusive a formação, a criação de comunicados e iniciativas para recorrer às mídias locais.
- Supervisiona a agência selecionada.
- Acompanha e orienta os planos do projeto
- Expressa a estratégia comercial e de comunicação em mensagens específicas.
- Desenvolve os indicadores-chave de desempenho.
- Supervisiona a organização que correspondem aos padrões e pré-requisitos exigidos.
- Garante a coerência da imagem de marca e a notoriedade de marca.
- Ensino superior completo;
- Experiência com Assessoria de imprensa;
- Inglês Avançado;
- Pós-graduação será um diferencial;
- Espanhol e Francês serão diferenciais.