Técnico de Segurança do Trabalho

Quata Alimentos

  • Vazante - MG
  • Permanente
  • Período integral
  • Há 1 mês
Aqui na Quatá somos movidos por grandes desafios e guiados por nossos valores! Venha fazer parte desta trajetória .Esperamos que o nosso Técnico de Segurança possa zelar pela prevenção de acidentes de trabalho, com avaliação e correção dos riscos, realizar inspeções nas várias áreas da empresa verificando as condições físicas do local, máquinas, equipamentos, procedimentos, etc., visando à prevenção de doenças ocupacionais em atendimento às Normas Regulamentadoras, bem como, atender as análises técnicas e documentais e acompanhar os demais Técnicos de Segurança do Trabalho das unidades/filiais para garantir o que prevê as normas, leis, eSocial e demais procedimentos corporativos.
  • Avaliar e acompanhar a aplicação dos programas de prevenção de acidentes, saúde ocupacional e meio ambiente por toda organização e suas unidades, assim como inspecionar os sistemas de segurança de trabalho, investigação e mitigação de riscos e causas de acidente, análise de esquemas de prevenção que garantam a integridade dos empregados e continuidade dos trabalhos, assim como manter atualizada a documentação pertinente a Saúde e Segurança para atender às demandas das normas regulamentadoras zelando pela manutenção dos padrões de qualidade dos serviços e certificação da empresa.
  • Promover inspeções nos locais de trabalho, identificando condições inseguras no ambiente de trabalho, bem como orientar, treinar e conscientizar na observância das normas de higiene e segurança, procedimentos corretos, uso adequado de instrumentos, máquinas e equipamentos diversos, fiscalizando inclusive a utilização de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) pelos funcionários, orientando os mesmos sobre os riscos expostos pela não utilização.
  • Preparar instruções escritas para orientação dos funcionários e/ou prestadores de serviço, e acompanhar os serviços de manutenção em geral, zelando pela observância de procedimentos e EPIs adequados bem, como a instalação de novos equipamentos ou implantação de novos processos informando-se ou orientando sua operação visando a prevenção de acidentes.
  • Realizar inspeções, levantamentos, manutenção do mapa de risco, elaboração de estatísticas de acidentes do trabalho, com ou sem afastamento, número de dias parado, doenças profissionais, através do monitoramento e registro de dados em planilhas e gráficos, analisando suas causas e gravidades, para determinação de tendências e parâmetros de controle, visando a adoção de medidas preventivas, bem como emitir relatórios gerenciais no módulo de SST para análise de indicadores e plano de ação junto ao gestor da área e fábricas.
  • Verificar a ocorrência de acidentes ou incidentes (quase acidentes) de trabalho investigando as causas e participando de perícias propondo correções no ambiente, na disposição e uso de máquinas, ferramentas e procedimentos, bem como acompanhar os acidentados aos serviços médicos, preparando a documentação necessária para a emissão de CAT (Comunicação de Acidente do Trabalho), relatando informações sobre o acidente para atender às exigências da Previdência Social, controle estatístico, normas de qualidade e apreciação dos superiores.
  • Responder pelo acompanhamento do estoque de EPIs, garantindo que os mesmos não estejam vencidos ou atendendo as especificações técnicas necessárias, exemplo: CA válido, conforto e segurança, assim como auditar fichas de entrega de EPI´s garantindo a entrega e/ou renovação conforme prevê a Legislação (NR´s).
  • Prestar apoio a CIPA em seus programas, participando das reuniões, estudando suas observações e proposições, visando a adotar soluções corretivas e preventivas de acidentes do trabalho, bem como na SIPAT, organizando as atividades e recursos necessários, frente a temas oportunos e/ou situações recorrentes apresentadas, e encaminhar à Diretoria para aprovação e execução de ações que demandem investimento, visando garantir a segurança dos funcionários e melhorar o ambiente de trabalho, e o cumprimento da legislação vigente.
  • Garantir o input das informações e preenchimento das tabelas frente as obrigatoriedades normativas e eSocial, observando a qualidade e idoneidade dos dados em parceria com as entregas da Folha de Pagamento, e responder pela garantia de evidências em auditorias de Órgãos Certificadores, exemplo FSSC 22000 - Q, Normas e Leis, para assuntos pertinentes a área de Saúde e Segurança.
  • Manter atualizada a documentação pertinente a Saúde e Segurança para atender às demandas das normas regulamentadoras, zelando pelos padrões de qualidade dos serviços e certificação da empresa, acompanhando profissionais externos quando da realização de perícias trabalhistas, inspeção do bombeiro para a renovação anual do AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros) para a prevenção ou orientações em casos de incêndio, pânico ou evacuação da área, representando a empresa, perante órgãos relacionados a Segurança e Saúde, buscando garantir alvarás, licenças, etc. (MTE, CETESB, Vigilância Sanitária, Corpo de Bombeiros).
  • Auxiliar os Gestores/Lideres para a realização do DDS/DSS Diálogo Diário ou Semanal de Segurança, conforme prevê a Norma Regulamentadora, para a conscientização e prevenção de acidentes e manutenção dos procedimentos operacionais do processo, para a melhoria contínua da Qualidade, também prestar suporte técnico aos Brigadistas garantindo que os extintores de incêndio estejam adequados na sua distribuição e funcionamento, controlando o sistema de emergência (hidrantes e alarmes), vencimento das cargas, mantendo-os em perfeitas condições de utilização.
  • Acompanhar periodicamente o Programa de Gerenciamento de Risco (PGR) e o Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional (PCMSO) em atendimento às Normas Regulamentadoras, visando a regularização dos riscos ambientais existentes na empresa, condições do ambiente de trabalho e exames ocupacionais (admissional, demissional, periódicos e retorno ao trabalho) bem como, o PPP (Perfil Profissiográfico Previdenciário), gerenciando as informações imputadas no sistema para garantir a geração do laudo para fins de aposentadoria.
  • Estar atualizado à legislação que disciplina as normas e procedimentos de higiene e segurança no trabalho bem como, às novas práticas, lançamento de produtos e equipamentos visando melhorias nas condições de segurança através de leitura especializada, pesquisas na Internet, troca de informações com o mercado, participação de eventos, etc.
  • Atuar como focal point junto aos Técnicos de Segurança do Trabalho das fabricas, prezando pela qualidade dos processos de SST, input e qualidade dos dados no sistema Protheus, de acordo com obrigações legais e do eSocial, além de executar o papel corporativo realizando visitas técnicas junto às fábricas.
  • Ensino Médio mais habilitação e registro como Técnico de Segurança do Trabalho.
  • Conhecimento sistema ERP Protheus.
  • Office intermediário.
  • Conhecimento das rotinas aplicáveis ao eSocial conforme prevê a Legislação.
  • Conhecimento em Legislações e Normativas pertinentes a Saúde e Segurança do Trabalhador e Meio Ambiente.
  • Experiência em indústrias.
  • Possuir habilitação (categoria B).
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