Enfermeiro-BLOCO CIRURGICO- Unidade Concórdia
Hospital Sao Francisco
- Belo Horizonte - MG
- R$ 5.106 por mês
- Permanente
- Período integral
- Avaliar, executar e supervisionar os processos e as ações que propiciem o desenrolar do ato cirúrgico oferecendo condições para que a equipe médica e de enfermagem possam atender as necessidades dos pacientes antes, durante e após a cirurgia. • Realizar o gerenciamento e monitoramento da governança dos setores sob sua responsabilidade através da Gestão de treinamentos, Gestão dos custos e orçamentos setoriais, Gestão de pessoas, Gestão de resultados, Gestão de desenvolvimento de equipes, Gestão de riscos setoriais e Gestão de desempenho de qualidade; • Fazer parte da brigada de incêndio da Instituição, participando dos treinamentos realizados, reuniões e simulados, agindo de forma preventiva e em caso de necessidade saber orientar quantos aos procedimentos de abandono e saídas de emergência; • Ter como norma o código de ética profissional bem como as legislações pertinentes; • Ter uma conduta ética, agindo com respeito e com legalidade; • Tratar todos com cortesia, ter entusiasmo e planejamento; • Utilizar os EPI's preconizados no setor; • Participar ativamente das ações, treinamentos e reuniões realizadas com a coordenação de enfermagem; • Auxiliar a coordenação de enfermagem no controle dos custos setoriais e aplicar redução dos mesmos sempre que necessário ou solicitado; • Auxiliar a coordenação de enfermagem na elaboração do orçamento e dos custos setoriais, através de série histórica e produção realizada com estimativa de melhoria no crescimento financeiro, garantindo o equilíbrio institucional; • Mensurar e analisar os indicadores setoriais vigentes no Sistema Gesthos Web - Módulo Planejamento Estratégico; • Executar os planos de ação setorial no Sistema Gesthos Web - Módulo Planejamento Estratégico; • Acompanhar e responder as ocorrências estipuladas pela qualidade e executar os planos de ações no Sistema Gesthos Web - Módulo Ocorrências; • Elaborar e atualizar os documentos setoriais e Institucionais no Sistema Gesthos Web - Módulos Documentos; • Validar e monitorar os acordos realizados em mapa de processo a fim de promover a melhoria continua; • Monitorar, gerenciar e atualizar os riscos setoriais, conforme Política Institucional de Gerenciamento de Riscos, no sistema Gesthos Web mensalmente; • Registrar no sistema Gesthos Web as ocorrências, as não conformidades e os eventos ocorridos diariamente; • Realizar projetos e implementar ferramentas que envolvam melhorias para o setor; • Acompanhar as auditorias internas e externas, sempre que necessário; • Acompanhar as vistorias dos órgãos competentes e responder os relatórios nos prazos acordados, sempre que necessário; • Participar ativamente das comissões nomeadas; • Avisar ao seu superior imediato sua ausência, atraso e solicitar permissão para falta programada/saída antecipada; • Verificar as pendências em caráter de urgência diariamente; • Realizar a leitura diária dos e-mails e respondê-los; • Realizar as rotinas setoriais e os processos de qualidade implantados, além de capacitar a equipe quando solicitado; • Realizar o gerenciamento dos mobiliários e equipamentos e acompanhar o patrimônio setorial; • Realizar reuniões mensais com a equipe; • Levantar a necessidade de treinamento para o progresso profissional dos colaboradores, conforme definido em PAT setorial e atualizá-lo no sistema Gesthos Web mensalmente; • Capacitar à equipe e incentivar que a mesma participe dos treinamentos Institucionais; • Aplicar orientação e/ou escala pedagógica aos colaboradores quando necessário; • Realizar avaliação de desempenho dos colaboradores conforme rotina Institucional; • Participar dos processos seletivos para contratação de colaboradores; • Acompanhar o período de experiência dos colaboradores iniciantes; • Realizar as escalas mensais de serviço, de atividades, de almoço e de lanche da equipe; • Realizar cronograma anual e a escala mensal de férias; • Realizar os formulários de alteração funcional e movimentação de escala conforme necessário; • Realizar correção do ponto, seguindo os prazos estabelecidos pelo DP; • Acompanhar o banco de horas e a realização das horas extras; • Solicitar autorização da coordenação de enfermagem para o pagamento de hora extra; • Acompanhar a realização de obras, sempre que necessário; • Zelar pela conservação das instalações, equipamentos, móveis, máquinas e instrumentos e pela correta utilização dos mesmos; • Cumprir e fazer cumprir o Código de Ética da Enfermagem, o Regimento Interno de Enfermagem, as Políticas Institucionais e o Regimento Interno do Setor; • Manter as equipes informadas sobre todas as decisões tomadas pela Alta Direção, cumprindo e fazendo cumprir o que for determinado; • Avaliar diariamente o funcionamento dos equipamentos existentes no setor, zelando pela sua preservação; • Realizar a abertura de ordens de serviço para manutenção, engenharia clínica, TI, Governança Clínica e Comunicação, sempre que necessário; • Acompanhar as manutenções preventivas e corretivas dos equipamentos solicitadas à engenharia clínica, pelo sistema Arkmeds; • Registrar as atividades e procedimentos realizados no relatório da supervisão de enfermagem e as intercorrências ocorridas no dia; • Ler o caderno de relatório da equipe técnica diariamente e realizar as tratativas necessárias; • Fechar a programação diaria das cirurgias junto com o auxiliar administrativo e paticipar do bate mapa; • Conferir o quadro de cirurgias diariamente (cirurgias e funcionários escalados); • Acompanhar a organização das salas de cirurgias realizadas pelos técnicos de enfermagem; • Conferir as salas cirúrgicas de acordo com a programação; • Acompanhar o horário de chegada dos cirurgiões e anestesiologistas do BLC otimizando o funcionamento do setor; • Conferir as reservas de sangue com a agência transfusional atráves do e-mail e pelo telefone; • Realizar contato com o CTI3 e com a internação para verificar a disponibilidade de vagas; • Realizar a Sistematização da Assistencia de Enfermagem Perioperatória (SAEP); • Otimizar o fluxo da sala de recuperação pós-anestésica e a liberação dos pacientes; • Orientar os pacientes de hospital dia sobre os cuidadis a serem seguidos em domicilio após a alta; • Prestar assistência direta aos pacientes nas salas cirúrgicas e de recuperação; • Acompanhar as hemotransfusões realizadas no BLC; • Realizar a passagem de sonda vesical de demora e alivio, casos seja necessário; • Realizar o curativo dos acessos centrais, após punção; • Encaminhar os pacientes ao CTI3, juntamente com a equipe cirúrgica e de anestesia; • Conferir os prontuários diariamente, a fim de sanar a ocorrência de pendências; • Realizar a conferência dos check list do setor, verificando se a equipe esta preenchendo os mesmos; • Acompanhar o processo de trabalho dos técnicos de enfermagem; Realizar a conferência diaria do carrinho de parada e dos demais materiais e preencher os check list; • Realizar testes diarios nos carrinhos de anestesia presentes nas salas cirúrgicas; • Conferir o caderno de protocolo das peças e amostras que são enviadas para o laboratório de anátomo- patológicos e de análises clínicas; • Realizar dupla checagem com a equipe técnica das peças e amostras que são coletadas dos pacientes e acompanhar o processo de encaminhamento das mesmas para o laboratório de anátomo- patológicos e de análises clínicas; • Sinalizar para equipe técnica a necessidade da retirada das amostras de líquido armazenadas no laboratório de análises clínicas e solicitar que os mesmos a encaminhe ao laboratório de anatomia patológica; • Realizar a confirmação da cirurgia com o paciente, quando necessário; • Realizar requisição de almoxarifado, quando necessário; • Acompanhar a limpeza e higienização constante do setor, através de observação, a fim de manter o ambiente limpo e organizado para o desenvolvimento das atividades; • Assegurar o cumprimento da legislação e das normas internas relativas à segurança do trabalho, exigindo a utilização de equipamento de proteção individual conforme o procedimento, para a redução de riscos na execução das atividades; • Observar as normas de segurança, controle ambiental e outras internas e/ou a legislação, pertinentes às suas atividades; • Executar outras tarefas similares às acima descritas a critério do gestor