Técnico(a) de segurança do trabalho
Colegio Catarinense
- Florianópolis - SC
- Permanente
- Período integral
- Identificar e avaliar possíveis riscos à segurança, a partir da realização de inspeções regulares em todas as áreas do Colégio, sondando condições inseguras, equipamentos danificados ou deficiências no ambiente de trabalho.
- Elaborar e implementar políticas de segurança, desenvolvendo e implementando procedimentos e programas de segurança para minimizar ou eliminar riscos, incluindo planos de emergência e combate a incêndios.
- Realizar treinamento e conscientização de segurança para colaboradores e visitantes, visando a promover uma cultura de segurança e a garantir que todos compreendam as melhores práticas de segurança.
- Investigar acidentes, por meio da análise de possíveis causas, e propor ações corretivas para evitar recorrências.
- Acompanhar atualização das normas regulamentadoras e manter-se atualizado em relação às leis e normas relacionadas à segurança no trabalho, garantindo que o Colégio esteja em conformidade com todas as exigências legais.
- Solicitar, receber, distribuir e supervisionar o uso adequado dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) por parte dos colaboradores e terceirizados. Manter atualizados os certificados de aprovação (CA).
- Estabelecer canais de comunicação eficazes para relatar questões de segurança, bem como para divulgar informações relevantes sobre segurança no ambiente de trabalho.
- Gerenciar a CIPA, mantendo registros de todas as atividades de segurança, incluindo relatórios de inspeção, mapa de riscos, treinamentos e incidentes.
- Gerenciar sistemas de combate a incêndios, como alarmes detectores de fumaça, e efetuar controle de extintores e mangueiras.
- Controlar e manter atualizado relação de FDS – Ficha com Dados de Segurança.
- Organizar e promover a SIPAT.
- Participar de reuniões internas e interagir com outros setores da instituição para resolver problemas que envolvam a segurança do trabalho.
- Participar de reuniões com empresas de mão de obra no que diz respeito à segurança do trabalho.
- Controlar as atividades delegadas por meio de contato direto e de relatórios.
- Encaminhar ocorrências aos respectivos responsáveis.
- Alertar sobre possíveis riscos que a instituição possa sofrer no que diz respeito à segurança do trabalho.
- Zelar pela gestão ambiental.
- Acompanhar e estabelecer cronogramas de trabalho.
- Participar e apoiar o planejamento de eventos.
- Participar das reuniões de estudo e/ou grupos de trabalho.
- Formação Técnica Completa em Segurança do Trabalho;