
Técnico de Utilidades
- Jaguapitã - PR
- Permanente
- Período integral
- Garantir o funcionamento eficiente e seguro dos sistemas de utilidades industriais, como vapor, água, ar comprimido e energia elétrica, visando à otimização dos processos e à continuidade da produção.
- Operar o sistema de Utilidades da empresa, incluindo colunas de destilação, equipamentos de ETE e ETA, bem como compressores.
- Controlar o fornecimento de vapor, gerador elétrico, tratamento de efluentes e água, garantindo o funcionamento seguro e adequado.
- Verificar regularmente válvulas mecânicas, válvulas pneumáticas e instrumentos de medição, como P100, termômetros, manômetros, vacuômetros, condutivímetros, densímetros e pHmetros.
- Realizar ajustes e conexões necessárias e atenta para possíveis vazamentos, assegurando o correto funcionamento.
- Operar os equipamentos de tratamento de água (ETA) para manter a qualidade e especificações dos sistemas de água, monitorando painéis de controle, adicionando produtos químicos e realizando análises químicas da água.
- Garantir que as amostras estejam de acordo com as instruções de trabalho, fazendo ajustes quando necessário antes da liberação para a produção.
- Operar compressores e controla o sistema de resfriamento, como chillers e torres de resfriamento, para manter a temperatura adequada em máquinas, equipamentos, depósitos e tubulações.
- Realizar a manutenção mecânica, hidráulica, pneumática e elétrica, assegurando o funcionamento seguro por meio de checklists, logbooks e análises.
- Operar torres de resfriamento do setor de utilidades, controlando o pH, a limpeza, os produtos químicos para tratamento e o descarte de água.
- Manter as bombas de dosagem em funcionamento adequado, evitando desperdício de produtos, com acompanhamento por meio de checklists, logbooks e procedimentos.
- Manter registros atualizados dos equipamentos, como fichas, logbooks e formulários, controlando horas trabalhadas, trocas de filtros e lâmpadas UV,
- Avaliar o processo por meio de indicadores de temperatura e pressão, teor, volume de etanol e metanol.
- Solicitar peças de reposição quando necessário para evitar paralisações.
- Realizar a manutenção simples das tubulações, válvulas, registros, instrumentos e acessórios, limpando, lubrificando e substituindo partes danificadas.
- Priorizar a segurança individual e coletiva durante a operação, utilizando equipamentos de proteção individual (EPIs) e seguindo procedimentos específicos adquiridos em treinamentos.