Analista de Importação
SECULUS DA AMAZONIA INDUSTRIA E COMERCIO S.A
- Belo Horizonte - MG
- Permanente
- Período integral
- Definir junto à equipe de planejamento, o modal de embarque para as mercadorias que estão prontas, avaliando a capacidade de entrada na fábrica, necessidade de lançamento e custos de embarque;
- Receber do fornecedor a invoice original em inglês, gerar a invoice em português e autorizar o embarque com o agente escolhido;
- Acompanhar a data real de entrega das mercadorias no agente de carga e o trânsito das mercadorias;
- Confeccionar e analisar os relatórios de desempenho do setor, buscando pontos de melhorias de acordo com indicadores definidos para a área;
- Conferência do pré-alerta e acompanhamento do vínculo do conhecimento de embarque no sistema;
- Verificar a documentação e transferir o processo para o despachante, certificando via relatório a vinculação no sistema;
- Lançamento e análise das despesas de importação e emissão de NF Complementar;
- Vincular quinzenalmente no sistema todas as despesas ocorridas em cada embarque finalizado;
- Analisar, gerar e registrar PLI, verificando se os dados cadastrados estão consoante a lista oficial da Suframa. Solicitar o pagamento da taxa e conferir registro;
- Realizar programação semanal de entrega de material importado na fábrica e emissão da NF de Entrada;
- Realizar o procedimento de compra das matérias primas necessárias para confecção dos produtos;
- Realizar o acompanhamento junto ao setor financeiro, referente as importações, respeitando prazos de pagamento;
- Responsável pela contratação/prospecção de fornecedores nacionais visando redução de custos e qualidade no serviço de entrega;
- Informar a fábrica sobre as previsões de entrada de materiais, confirmar o recebimento físico dos produtos e finalizar a emissão da NF;
- Criar solicitação de pagamento e/ou autorizar pagamentos das importações no sistema e-comex;
- Criar pedido de compra no sistema (SAP), conforme a Proforma Invoice recebida;
- Atualizar follow up das previsões de entrega de mercadoria junto aos fornecedores e par;
- Receber do fornecedor a invoice original em inglês, gerar a invoice em português e autorizar o embarque com o agente escolhido de acordo com cotação ou orientação do par;
- Realizar correções nas documentações;
- Lançamento de informações de DCRe;
- Geração e suporte no preenchimento de relatórios da área.
- Experiência com Sistemas de Gestão (ERP): Sólida experiência em sistemas de gestão empresarial, como o SAP, para criação de pedidos de compra, lançamento de despesas e controle de processos;
- Experiência em lançamento, análise e acompanhamento de despesas de importação para garantir a precisão e a eficiência financeira de cada embarque;
- Experiência com Google Workspace para criar e analisar relatórios de desempenho (KPIs);
- Conhecimento da legislação aduaneira brasileira, regimes de importação e procedimentos fiscais;
- Conhecimento sobre a Zona Franca de Manaus (ZFM), incluindo a emissão de PLI (Pedido de Laudo de Inspeção);
- Conhecimento do sistema E-comex;
- Conhecimento em avaliação de diferentes modais de transporte (aéreo, marítimo) e suas implicações em custo, prazo e capacidade;
- Ensino superior em Comércio Exterior ou Relações Internacionais | Administração com especialização/experiência na área de atuação;
- Unidade de Belo Horizonte–MG.
- De segunda a sexta-feira, das 08:00 às 17h.