
Analista de Prevenção a Fraude SR
- São Paulo - SP
- Permanente
- Período integral
Cursos de: Indiferente
Escolaridade: Graduação - Indiferente - Completo
Tipo de contrato: CLT
Jornada de trabalho: Segunda a Sexta das 9h as 18hBenefícios: Assistência médica, Assistência odontológica, Vale refeição, Vale transporteResponsabilidades da posição:
- Bloquear preventivamente contas com indícios de fraude durante o Onboarding e solicitar ao Banco Digital o cancelamento dessas contas quando aplicável.
- Sinalizar aos parceiros da empresa as contas com registro de fraude no Onboarding
- Incluir documentos com registros de fraude na Lista Restritiva Interna da empresa
- Realizar análises de carteira de parceiros com alto volume de fraudes, identificando padrões de risco e propondo medidas corretivas.
- Gerar relatórios detalhados das contas investigadas, apoiando a avaliação de manutenção ou encerramento de relacionamento com parceiros com comportamento de risco.
- Tratar 100% dos MEDs recebidos relacionados a clientes da empresa, buscando esclarecimentos junto aos parceiros responsáveis pelas contas contestadas.
- Abrir MEDs de clientes vítimas de fraudes, golpes ou triangulação de valores, garantindo o correto registro e o início das tratativas.
- Registrar todas as tentativas e casos confirmados de fraude e golpe na base de dados compartilhada com o mercado, conforme as diretrizes internas.
- Sinalizar diariamente para o time de Estratégia os casos com fraude confirmada, apoiando o refinamento de regras e controles preventivos.
- Conduzir processos de recuperação de perdas via Carta Febraban, acompanhando cada caso até a recuperação ou encerramento definitivo.
- Solicitar o repatriamento de valores relacionados a fraudes (exceto Pix) e manter o controle atualizado sobre os montantes recuperados.
- Experiência comprovada em prevenção a fraudes, investigação de transações financeiras ou áreas de risco operacional em bancos, fintechs ou instituições de pagamento.
- Conhecimento das normas e prazos de tratamento de MEDs conforme regulamentação do Banco Central.
- Familiaridade com processos de Onboarding bancário, análise de documentos, e sinais típicos de fraude de identidade ou triangulação de valores.
- Habilidade de trabalhar com ferramentas de gestão de casos, análise de dados e registros de fraude compartilhados no mercado.
- Excel intermediário para acompanhamento de controles de recuperação de perdas e volumes de casos.