
Business Intelligence Analyst Pleno - Campinas/SP
- Campinas - SP
- Permanente
- Período integral
- Levantar, organizar e analisar grandes volumes de dados para gerar insights estratégicos de performance comercial, eficiência operacional e comportamento de clientes.
- Traduzir necessidades de negócio em análises acionáveis, dashboards e relatórios.
- Criar e evoluir dashboards em Power BI, garantindo visualizações claras, intuitivas e úteis para diferentes áreas da empresa.
- Automatizar relatórios e painéis para facilitar a tomada de decisão em tempo real.
- Monitorar KPIs e indicadores-chave de desempenho da rede comercial, marketing, trade e outras áreas parceiras.
- Identificar tendências, padrões e desvios de performance, propondo hipóteses e planos de ação.
- Validar bases e garantir a consistência e integridade das informações utilizadas nas análises.
- Trabalhar em conjunto com times de tecnologia e produtos para aprimorar fontes e processos de ingestão de dados.
- Interagir com diversas áreas como Comercial, Trade, Marketing, CRM e Operações para entender demandas, apresentar análises e cocriar soluções.
- Apoiar projetos estratégicos com modelagens estatísticas, análises preditivas ou estudos específicos.
- Ensino superior completo em Engenharia, Estatística, Ciência de Dados, Administração, Economia, Sistemas de Informação ou áreas correlatas.
- Experiência de 2 a 4 anos atuando com análise de dados e/ou BI.
- Vivência em ambientes de negócios orientados a dados (varejo, financeiro ou comercial é um diferencial).
- Proficiência em Power BI (modelagem, DAX, visualizações, gateways).
- Excel avançado e SQL intermediário ou avançado.
- Experiência com ferramentas de ETL (Power Query, Alteryx, Pentaho ou similares) são diferenciais.
- Noções de estatística e modelagem preditiva são diferenciais.
- Conhecimento básico em Python, R ou Google Analytics são diferenciais.
- Raciocínio analítico e pensamento estruturado.
- Capacidade de transformar dados em histórias e soluções de negócio.
- Organização, senso de dono e autonomia.
- Comunicação clara para explicar análises técnicas a públicos não técnicos.
- Experiência em projetos com foco em eficiência comercial, jornada do cliente ou CRM.
- Conhecimento em metodologias ágeis (Scrum, Kanban).
- Participação em projetos de ciência de dados, machine learning ou customer intelligence.