ANALISTA DE COMPRAS - SEGMENTO DE FERRAMENTAS
Pavei Brands
- Içara - SC
- Permanente
- Período integral
- Gestão de Portfólio de Produtos:
- Analisar o mix de produtos atual e identificar lacunas, tendências de mercado e novas oportunidades de categorias e marcas de ferramentas.
- Sugerir a inclusão ou exclusão de produtos do sortimento, visando otimizar vendas e rentabilidade.
- Acompanhar o ciclo de vida dos produtos, gerenciando lançamentos, promoções e descontinuações.
- Pesquisa e Homologação de Fornecedores:
- Pesquisar, avaliar e homologar fornecedores de ferramentas, incluindo fabricantes, distribuidores e importadores, buscando as melhores condições de preço, prazo, qualidade e suporte pós-venda.
- Manter um relacionamento estratégico com os fornecedores existentes, buscando parcerias de longo prazo.
- Negociação Comercial:
- Conduzir negociações de preços, prazos de entrega, condições de pagamento, bonificações e ações de marketing com os fornecedores.
- Analisar propostas comerciais e garantir que as negociações resultem em margens de lucro atrativas para a loja.
- Participar da elaboração de campanhas promocionais e ofertas especiais junto aos fornecedores.
- Gestão de Pedidos e Estoque:
- Realizar a programação de compras de ferramentas, considerando o histórico de vendas, sazonalidade, estoque mínimo e máximo, e promoções.
- Emitir e acompanhar pedidos de compra, garantindo o recebimento correto e dentro do prazo.
- Colaborar com a equipe de estoque para otimizar os níveis, evitando rupturas e excessos, e minimizando perdas.
- Análise de Mercado e Concorrência:
- Monitorar o mercado de varejo de ferramentas, identificando as ações da concorrência (preços, promoções, novos produtos).
- Analisar dados de vendas e rentabilidade por categoria e produto para identificar oportunidades e desafios.
- Elaborar relatórios de desempenho de compras e apresentar resultados à gerência.
- Interface com Equipes de Vendas e Marketing:
- Trabalhar em conjunto com a equipe de vendas para entender as necessidades dos clientes, receber feedback sobre produtos e sugerir treinamentos sobre as ferramentas.
- Colaborar com o marketing na elaboração de materiais de divulgação e posicionamento de produtos.
- Graduação completa em Administração, Logística , Gestão Comercial ou áreas correlatas.
- Desejável cursos ou treinamentos em técnicas de vendas, negociação ou varejo.
- Vivência acima de 2 anos na área de compras em varejo, principalmente em lojas de ferramentas, materiais de construção, ferragens ou área afins;
- Conhecimento aprofundado em diversas categorias de ferramentas (manuais, elétricas, a bateria, de medição, jardinagem, construção, etc.) e suas marcas no mercado varejista.
- Familiaridade com tendências e lançamentos no universo das ferramentas.
- Sólidas habilidades de negociação e análise de custos e margens no varejo.
- Domínio do Pacote Office, especialmente Excel avançado (para análises de vendas, estoque e rentabilidade).
- Experiência com sistemas de gestão de estoque e vendas (ERPs de varejo).