Analista Financeiro Sênior
NTS PARTS
- Rio de Janeiro - RJ
- Permanente
- Período integral
Cursos de: Administração Financeira
Escolaridade: Graduação - Administração Financeira - Completo
Tipo de contrato: CLT
Jornada de trabalho: De Segunda a Quinta-feira das 08:00 horas até às 18:00 horas e nas Sextas-feiras de 08:30 horas ás 17:30 horasBenefícios: Cesta básica, Vale alimentação de R$ 330,00, Plano de saúde, Plano odontológico , Seguro de Vida em Grupo, Day-off no seu aniversário, Benefício SESCResponsabilidades da posição:1. Criação e Redesenho de ProcessosLiderar a concepção e implementação de processos robustos e eficientes para a área, incluindo:Novo processo de abertura de crédito para clientes, buscando agilidade e assertividade.Política de concessão de crédito, definindo critérios, limites e procedimentos claros.Política de aumento de linha de crédito para clientes recorrentes, baseada em análise e performance.Processos detalhados de cobrança e renegociação, desde o contato inicial até o encaminhamento para terceirização (após 6 meses de atraso, conforme definido).Fluxos para, registro e acompanhamento detalhado, de todas as negociações e contatos com clientes.Procedimentos para, lidar com disputas, e contestações de clientes.2. Gestão de Crédito e Análise Financeira
- Executar a análise de crédito de novos e atuais clientes da NTS PARTS DIESEL, garantindo a aplicação da política definida.
- Gerenciar os limites de crédito concedidos, utilizando sua autonomia de 80% para decisões, encaminhando casos maiores (grandes aumentos para novos ou atuais clientes) para aprovação superior.
- Monitorar a exposição ao risco da carteira de clientes.
- Participar ativamente da análise para antecipação de recebíveis, buscando as melhores taxas e bancos, e atuando como ponto de contato com as instituições financeiras para operacionalização.
- Garantir que não sejam antecipados recebíveis de clientes com histórico de atraso para evitar riscos de repagamento.
- Executar as ações de cobrança seguindo os processos estabelecidos, com proatividade e dinamismo.
- Conduzir negociações de dívidas (antigas e recentes) e propor propostas de parcelamento ou descontos para pagamento antecipado, sempre com o objetivo de maximizar a recuperação sem perder o cliente (salvo casos de má fé comprovada).
- Lidar de forma eficaz com clientes que apresentam atrasos frequentes, buscando entender as causas e encontrar soluções.
- Gerenciar a carteira de clientes em atraso, identificando aqueles com mais de 6 meses de inadimplência para o processo de terceirização.
- Analisar os KPIs definidos para a área, identificando tendências e propondo ações de melhoria.
- Utilizar dados do Supra Soft (banco de dados principal) e do CRM (onde deverá estruturar o processo financeiro) para extrair informações, gerar relatórios e identificar oportunidades de otimização.
- Realizar reuniões semanais com o Líder de Vendas para atualizar a situação dos clientes, alinhar estratégias de cobrança e crédito e garantir o acompanhamento no sistema (CRM ou similar).
- Manter uma comunicação fluida e construtiva com as equipes comercial e administrativa das lojas.
- Ser o mentor e guia para um Analista Júnior, orientando-o nos processos, compartilhando conhecimento e contribuindo para seu desenvolvimento profissional. O objetivo é padronizar processos e melhorar a performance de cobrança nas pontas (lojas).
- Utilizar e extrair o máximo das funcionalidades do Supra Soft e CRM para as rotinas de contas a receber, crédito e cobrança.
- Propor adaptações e novas funcionalidades nos sistemas existentes ou a adoção de novas ferramentas para automatizar tarefas e otimizar os processos da área.
- Manter a documentação dos processos financeiros atualizada.