
Analista de Prevenção a Fraude - Transacional e Contestação
- São Paulo - SP
- Permanente
- Período integral
Cursos de: Indiferente
Escolaridade: Graduação - Indiferente - Completo
Tipo de contrato: CLT
Jornada de trabalho: Segunda a Sexta das 9h as 18hBenefícios: Assistência médica, Assistência odontológica, Vale refeição, Vale transporteResponsabilidades da posição:
- Analisar todos os alertas de fraude gerados pela ferramenta de prevenção transacional, solicitando esclarecimentos complementares a parceiros, clientes ou instituições financeiras responsáveis pelo crédito recebido.
- Incluir transações em Lista Permissiva quando não houver indícios de fraude, considerando critérios de valor, prazo de permanência e histórico da transação, permitindo a liberação das transações alertadas.
- Atender os retornos de clientes e parceiros sobre as transações sinalizadas pela ferramenta de prevenção, atuando em conjunto com o Banco Digital.
- Incluir documentos federais suspeitos ou comprovadamente envolvidos em fraudes na Lista Restritiva Interna, com foco em contas laranja e clientes com envolvimento comprovado.
- Tratar todas as reclamações de fraude recebidas via os canais de atendimento da empresa ou sinalizadas pelo mercado, dentro dos prazos acordados.
- Realizar bloqueios preventivos de contas com registro de reclamação de fraude ou golpe, além de solicitar a documentação de formalização e esclarecimentos junto ao parceiro responsável pela conta.
- Elaborar relatórios conclusivos de análise de casos tratados, com detalhamento técnico e histórico para resposta às reclamações recebidas.
- Apoiar a Área Jurídica da empresa, fornecendo informações e evidências necessárias para respostas a interpelações judiciais e para abertura de inquéritos junto ao Ministério Público, delegacias especializadas ou Polícia Federal.
- Executar bloqueios preventivos de contas com suspeita de fraude, respeitando o limite máximo de 72 horas para bloqueio por suspeita.
- Solicitar ao Banco Digital o cancelamento de contas em casos de fraude confirmada.
- Sinalizar diariamente ao time de Estratégia os casos de fraudes confirmadas ou evitadas, para apoio na calibragem de regras e políticas preventivas.
- Experiência prévia em prevenção a fraudes, contestação de transações ou áreas de risco operacional em bancos, fintechs ou empresas de pagamentos.
- Conhecimento de ferramentas de monitoramento e prevenção de fraudes transacionais, incluindo análise de alertas e bloqueios preventivos.
- Familiaridade com tratativas de reclamações de clientes e respostas técnicas a demandas de mercado e órgãos reguladores.
- Conhecimento de processos de bloqueio, desbloqueio e cancelamento de contas por suspeita ou confirmação de fraude.
- Experiência no suporte a áreas jurídicas e regulatórias em casos de fraude.
- Excel básico para gestão de controles de casos e status de investigações.