Analista de requisitos de negócios
- Brasília - DF
- Permanente
- Período integral
- Ele busca assegurar uma ligação consistente entre a equipe de negócio e a equipe técnica, facilitando a comunicação e auxiliando no aprofundamento do domínio do negócio, objeto da implementação.
- O Analista de Negócio / Requisitos também atua na propositura de funcionalidades e na organização das informações, bem como na definição do comportamento e fluxo do processo da aplicação, satisfazendo às necessidades de negócio declaradas e não declaradas.
- Principais responsabilidades: Colaborar ativamente com gestores para identificar, manter e validar requisitos, contribuindo para que as expectativas do cliente sejam entendidas e traduzidas em histórias de usuário claras e concisas.
- Desenvolver uma compreensão profunda do ecossistema de negócios, propondo melhorias nos processos existentes e novas funcionalidades que impulsionem a criação de valor para o usuário final.
- Atuar em conjunto com os times de tecnologia e negócio.
- Gerenciar, fatiar, descartar e priorizar o backlog do produto em apoio ao gestor de negócio.
- Contribuir para a definição dos objetivos das sprints e os critérios de aceitação de histórias de usuários, em conjunto com o gestor e a equipe de desenvolvimento.
- Conduzir a homologação das entregas com o gestor de negócio.
- Apoiar os usuários quanto à utilização e criação/atualização de manuais e documentação de produtos.
- Desenvolvimento estratégico de soluções por meio de técnicas de Design Thinking e Lean Inception, garantindo alinhamento com as expectativas do cliente e as metas de negócio.
- Requisitos para vaga: Formação de nível superior na área de informática ou pós-graduação em TI com duração mínima de 360 horas; Experiências em atividades de engenharia de software e em desenvolvimento de produtos por meio de metodologia SCRUM ou similar.
- Certificado Professional Scrum Product Owner PSPO I, emitido pela Scrum.
- Org, ou CSPO (Certified Scrum Product Owner), emitido pela Scrum Alliance.
- OBRIGATÓRIO Experiências em: Metodologias ágeis, como Scrum e Kanban.
- Conduzir reuniões de levantamento de requisitos e workshops colaborativos.
- Mapear, analisar e otimizar processos de negócios.
- Identificar problemas complexos e desenvolver soluções eficazes de forma proativa.
- Analisar processos de negócios e identificar oportunidades de melhoria e inovação.
- Levantar, identificar, analisar e gerenciar requisitos Documentar requisitos de negócios com História de Usuário.
- Elaborar Protótipos dos requisitos mapeados Conhecimentos Ferramentas de documentação e gerenciamento de requisitos, como Gitlab; Ferramentas de prototipação, como Figma ou Axure.
- Metodologias de gestão de processos, como BPM (Business Process Management) ou Six Sigma.
- Habilidades Trabalhar com equipes multidisciplinares para implementar soluções que atendam às necessidades do negócio.
- Capacidade de identificar gargalos e propor soluções que aumentem a eficiência operacional.
- Capacidade analítica e de julgamento, além de habilidades em liderança e gestão de pessoas.
- Comunicação verbal e escrita, com capacidade para interagir com diferentes níveis de stakeholders, desde usuários finais até executivos.
- Capacidade de traduzir requisitos técnicos em uma linguagem clara e acessível para não especialistas.
Caderno Nacional