
PESSOA ENGENHEIRO DE SSMA
MCA - Auditoria e Gerenciamento
- Godofredo Viana - MA
- Permanente
- Período integral
- Coordenar e efetuar análise de projetos a serem implantados, em conjunto com as áreas técnicas, recomendando alterações, visando eliminar ou minimizar riscos de acidentes e doenças ocupacionais.
- Assegurar que as empresas terceiras atendam aos requisitos de segurança em trabalhos prestados no cliente;
- Avaliar os documentos legais emitidos pelas empresas prestadoras de serviços na Obra (PGR, PCMSO, dentre outros);
- Analisar escopos técnicos, emitir laudos e pareceres, coordenar a interface entre os vários setores envolvidos na implantação de projetos, no que tange a área de segurança do trabalho;
- Coordenar reuniões de análises e investigações de acidentes ou quase acidentes, com foco no levantamento das causas e ações de bloqueios para evitar recorrências;
- Coordenar junto às empresas terceiras, projetistas, de construção e montagem, as tarefas de segurança no trabalho, garantindo que elas estejam de acordo com as normas internas do cliente e requisitos legais;
- Fornecer subsídios e auxiliar na elaboração de manuais, normas, procedimentos e programas de treinamento, referentes à segurança e prevenção de acidentes do trabalho, a fim de padronizar métodos de trabalho, participar da especificação e desenvolvimento dos materiais de segurança, uniformes de trabalho e equipamentos de proteção, a fim de adequá-los às necessidades e condições de riscos, implantar as atividades e rotinas pertinentes a NR aplicáveis internamente;
- Desenvolver programas de segurança junto às áreas e fazer inspeções regulares levantando os potenciais riscos de acidentes, em concomitância, mapear as condições inseguras existentes;
- Elaborar os relatórios de segurança e reportar ao SESMT do cliente;
- Subsidiar o SESMT do cliente de informações referentes a Segurança do Trabalho nas obras;
- Garantir a integridade física dos trabalhadores no desempenho de suas funções;
- Propor políticas, programas, normas e regulamentos de Segurança do Trabalho;
- Realizar auditoria, acompanhamento e avaliação na área;
- Identificar variáveis de controle de doenças, acidentes, qualidade de vida e meio ambiente;
- Preservar os recursos naturais e promover um desenvolvimento mais sustentável;
- Avaliar os efeitos causados pelas atividades do projeto e elaborar um planejamento de ações para minimizar seu impacto na natureza;
- Zelar pela conservação do meio ambiente através do controle e monitoramento da qualidade do ar, recursos hídricos, resíduos e produtos químicos;
- Garantir o cumprimento da legislação trabalhista e as normas internas de segurança, medicina e higiene determinadas pelo cliente;
- Realizar a emissão de permissões de trabalho, aprovação de análise de risco das atividades e demais documentos necessários para o início das atividades;
- Prestar suporte técnico aos processos de licenciamento ambiental e controle de condicionantes.
- Formação: Graduação em Engenharia Ambiental e/ou áreas correlatas e Pós-graduação em Segurança do Trabalho;
- CREA Ativo;
- Sólido conhecimento na legislação trabalhista e em sistemas de gestão de segurança;
- Desejável conhecimento ou experiência na norma ISO 14001: Sistema de Gestão Ambiental (SGA).