
Analista de Crédito e Cobrança SR
- São Paulo - SP
- Permanente
- Período integral
- Mapear contratos vigentes, cláusulas de cobrança e exceções contratuais.
- Definir índices e percentuais de multa e juros de mora alinhados à legislação aplicável.
- Redigir e atualizar a Política de Multas & Juros e o Processo Operacional / Fluxograma de cobrança.
- Definir parametrizações e regras de dunning no SAP HANA (FI-AR) e especificar requisitos para consultores externos.
- Criar templates de comunicação (e-mail, carta, portal, nota de débito) e fluxos de envio.
- Monitorar e reportar KPIs (DSO / PMR, % faturas com multa, valor recuperado, taxa de sucesso de cobrança).
- Ajustar políticas e processos conforme alterações legais e regulamentares.
- Conduzir comitê mensal com áreas de Crédito, Jurídico e Comercial para decisão de casos críticos.
- Aprovar decisões de crédito para novas contas e classificar/gestionar contas com deterioração de crédito, propondo soluções de recuperação.
- Elaborar relatórios gerenciais e apresentar resultados para stakeholders.
- Formação superior em Administração, Contabilidade, Economia, Finanças ou Direito.
- Experiência na área de Contas a Receber / Crédito & Cobrança, nas atividades descritas acima.
- Histórico em implantação e gestão de políticas de penalidades por atraso em empresas de serviços ou tecnologia.
- Conhecimento prático de SAP FI.
- Conhecimentos de legislação aplicável (ex.: art. 406 CC, normas e portarias da PGFN, e demais dispositivos relacionados a cobrança e execuções).
- Excel avançado.
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