Fé e Alegria - Professor(a) da Educação Infantil

Jesuítas do Brasil

  • São Paulo - SP
  • R$ 4.868 por mês
  • Permanente
  • Período integral
  • Há 5 horas
A Fundação Fé e Alegria do Brasil seleciona um(a) profissional para o cargo de Professor(a) da Educação Infantil, para atuar no Centro de Educação Infantil em Taipas, zona noroeste São Paulo/SP.A Fundação Fé e Alegria é uma obra de Promoção Social e Educação Popular da Companhia de Jesus que atende crianças, adolescentes, jovens e adultos em situação de vulnerabilidade social. Tem por premissa contribuir com o futuro de milhares de pessoas e construir uma sociedade democrática, justa e solidária.Integrante da Federação Internacional de Fé e Alegria, atua no Brasil há mais de 40 anos e, atualmente, está presente em 14 estados, onde beneficia mais de 8 mil assistidos.
  • Desenvolver atividades com crianças na faixa etária de 0 (zero) a 3 (três) anos;
  • Participar da elaboração, implementação e avaliação do projeto político-pedagógico da unidade educacional, visando à melhoria da qualidade da educação, em consonância com as diretrizes educacionais da Secretaria Municipal de Educação;
  • Elaborar o plano de ensino da turma e do componente curricular, observadas as metas e objetivos propostos no projeto político pedagógico e as diretrizes curriculares da Secretaria Municipal de Educação;
  • Zelar pela aprendizagem e frequência dos alunos;
  • Considerar as informações obtidas na apuração do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - IDEB e de outros instrumentos avaliativos de aproveitamento escolar, bem como as metas de aprendizagem indicadas para a unidade educacional na elaboração do plano de ensino;
  • Planejar e ministrar aulas, registrando os objetivos, atividades e resultados do processo educativo, tendo em vista a efetiva aprendizagem de todos os alunos;
  • Planejar e desenvolver, articuladamente com os demais profissionais, atividades pedagógicas compatíveis com os vários espaços de ensino e de aprendizagem existentes na unidade educacional;
  • Articular as experiências dos alunos com o conhecimento sistematizado, valendo-se de princípios metodológicos, procedimentos didáticos e instrumentos que possibilitem o pleno aproveitamento das atividades desenvolvidas;
  • Discutir com os alunos e com os pais ou responsáveis as propostas de trabalho da unidade educacional, formas de acompanhamento da vida escolar e procedimentos adotados no processo de avaliação das crianças, jovens e adultos;
  • Identificar, em conjunto com o Coordenador Pedagógico, alunos que apresentem necessidades de atendimento diferenciado, comprometendo-se com as atividades de recuperação contínua e paralela;
  • Adotar, em conjunto com o Coordenador Pedagógico, as medidas e encaminhamentos pertinentes ao atendimento dos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação;
  • Planejar e executar atividades de recuperação contínua, paralela e compensação de ausências, de forma a assegurar oportunidades de aprendizagem aos alunos;
  • Adequar os procedimentos didáticos e pedagógicos que viabilizem a implementação da educação inclusiva;
  • Manter atualizado o registro das ações pedagógicas, tendo em vista a avaliação contínua do processo educativo;
  • Atuar na implementação dos programas e projetos da Secretaria Municipal de Educação, comprometendo-se com suas diretrizes, bem como com o alcance das metas de aprendizagem;
  • Participar das diferentes instâncias de tomada de decisão quanto à destinação de recursos materiais e financeiros da unidade educacional;
  • Participar da definição, implantação e implementação das normas de convívio da unidade educacional;
  • Participar, em conjunto com a equipe técnica e a comunidade educativa, da elaboração, execução e avaliação do projeto político-pedagógico;
  • Planejar, coordenar, executar e avaliar as atividades pedagógicas, possibilitando o desenvolvimento integral da criança, em complementação à ação da família e da comunidade;
  • Desenvolver ações educativas que promovam a prevenção e proteção do bem-estar coletivo;
  • Dialogar com os pais ou responsáveis sobre as propostas de trabalho, o desenvolvimento e a avaliação das atividades;
  • Responsabilizar-se pelo cuidado, pela observação e pela orientação para que todas as necessidades de saúde, higiene e alimentação sejam cumpridas nas diferentes idades;
  • Organizar os ambientes e materiais utilizados no desenvolvimento das atividades;
  • Organizar e reorganizar o tempo e o espaço, de forma a permitir a interação entre as crianças e das crianças com os adultos, favorecendo a autonomia e a manifestação e produção da cultura infantil;
  • Observar as crianças durante o desenvolvimento das atividades, procedendo ao registro mediante relatórios que constituam avaliação contínua dentro do processo educativo;
  • Respeitar a criança como sujeito do processo educativo, favorecendo seu desenvolvimento em todos os aspectos por meio de situações lúdicas e criativas;
  • - participar de cursos, palestras, encontros e outros eventos afins, buscando, em processo de formação permanente, o aprimoramento de seu desenvolvimento profissional e a ampliação de seus conhecimentos;
  • Contribuir com os subsídios de sua formação para a transformação das práticas educativas do Centro de Educação Infantil;
  • Participar das reuniões de equipe mantendo o espírito de cooperação e solidariedade com os funcionários do Centro de Educação Infantil, a família e a comunidade.
  • Escolaridade: Ensino Superior Completo em Pedagogia e Pós Graduação em Educação Infantil.
  • Necessário experiencia anterior na função.
  • Desejável experiência em CEI.
Contratação CLTJornada: 40 horas semanais de segunda a sexta-feira.Salário: R$ 4.867,77Benefícios: vale-transporte e alimentação no local.

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