Analista de BI - Administrativo | Pinhais

  • Pinhais - PR
  • Permanente
  • Período integral
  • Há 15 horas
O Analista de Business Intelligence (BI) é responsável por coletar, organizar e analisar dados relacionados às áreas administrativa, financeira, de backoffice e recursos humanos, transformando informações em relatórios e indicadores que apoiem a tomada de decisão estratégica da empresa. Atua no desenvolvimento de dashboards e análises gerenciais, assegurando a integridade e a confiabilidade dos dados, além de propor soluções que otimizem processos internos, aumentem a eficiência operacional e fortaleçam o planejamento das áreas de suporte ao negócio.
  • Estruturar e acompanhar indicadores de desempenho das áreas administrativa, financeira, backoffice e RH.
  • Desenvolver relatórios gerenciais e dashboards que consolidem informações de diferentes sistemas e planilhas.
  • Apoiar as áreas de finanças no acompanhamento de fluxo de caixa, contas a pagar/receber, conciliações e análises de custos.
  • Criar análises que auxiliem no monitoramento de folha de pagamento, benefícios e indicadores de RH (turnover, absenteísmo, horas extras etc.).
  • Fornecer relatórios e estudos para otimizar processos de backoffice, reduzindo retrabalhos e aumentando a eficiência.
  • Garantir a qualidade, consistência e integridade dos dados utilizados nos relatórios.
  • Realizar análises ad hoc para atender demandas específicas da diretoria e gestores das áreas de suporte.
  • Pesquisar e aplicar metodologias de BI que melhorem os processos administrativos e financeiros da empresa.
  • Apoiar na automatização de relatórios e rotinas administrativas, reduzindo a dependência de controles manuais.
  • Colaborar com a diretoria e gestores para alinhar indicadores às metas estratégicas da empresa.
  • Extrair informações de sistemas como ERP, planilhas, bancos de dados e CRMs.
  • Garantir a padronização de dados contábeis e financeiros (ex.: receitas, despesas, impostos, custos fixos e variáveis).
  • Automatizar a integração de relatórios (Fluxo de Caixa, DRE, Contas a Pagar/Receber e Balanço).
  • Realizar conciliações de Frete, Financeira, Fiscal, Pedidos e Pagamentos.
  • Ser responsável pelo controle dos KPIs da área.
  • Atuar na controladoria e revisão dos dados e informes.

Sólides