
Analista Sênior de Governança de Dados | Data & Analytics - São Paulo/SP
- São Paulo - SP
- Permanente
- Período integral
- Desenhar e implementar estruturas escaláveis de qualidade de dados, identificando e corrigindo proativamente problemas relacionados à completude, precisão, pontualidade e validade de conjuntos de dados críticos.
- Estabelecer indicadores de qualidade (KPIs) e práticas de monitoramento em parceria com produtores e consumidores de dados.
- Atuar como consultor-chave em rotinas de validação de dados, detecção de anomalias e análise de causa raiz em diferentes domínios.
- Liderar a criação e operacionalização de políticas, padrões e procedimentos de governança de dados alinhados aos requisitos de conformidade corporativa e ética de dados.
- Apoiar a classificação de dados, o gerenciamento do ciclo de vida dos dados e a aplicação de políticas em sistemas e departamentos. Coordenar com as equipes Jurídica, de Segurança e de Compliance para garantir alinhamento regulatório (ex.: LGPD).
- Facilitar a identificação e capacitação de Data Stewards, Data Owners e responsáveis pelos dados em toda a organização.
- Liderar fóruns e grupos de trabalho de governança para promover a responsabilidade sobre os dados e apoiar a adoção da governança de forma transversal.
- Traduzir os princípios de governança em orientações práticas para públicos técnicos e de negócios.
- Criar e manter dashboards e KPIs para monitorar o impacto das iniciativas de governança, identificar oportunidades de melhoria e reportar resultados à liderança.
- Colaborar com as equipes de plataforma de dados e engenharia para garantir que as políticas de governança não prejudiquem a performance ou a usabilidade.
- Apoiar o planejamento estratégico ao identificar gargalos, riscos ou ineficiências nos processos de dados.
- Graduação em uma área relevante (ex.: ciência da computação, sistemas de informação, engenharia, administração);
- Sólido conhecimento de frameworks de governança de dados, como DAMA-DMBOK (Data Management Body of Knowledge) e DCAM (Data Management Capability Assessment Model);
- Experiência em desenhar e implementar camadas de governança (ex.: modelos de propriedade de dados, motores de regras de qualidade de dados, políticas de controle de acesso) em plataformas e pipelines desenvolvidos internamente;
- Conhecimento em linguagens de análise de dados (ex.: SQL, Python);
- Inglês avançado.
- Assistência médica e odontológica, estendendo-se aos dependentes;
- Parceria com Wellhub e TotalPass;
- Vale Refeição/Alimentação flexível;
- Vale Transporte, Vale Mobilidade ou Estacionamento no local;
- Benefício flexível;
- Zenklub;
- Bônus anual discricionário, atrelado à performance.