Coordenador de Projetos e Planejamento

LUZA Group

  • Nova Lima - MG
  • Permanente
  • Período integral
  • Há 5 dias
  • Aplicar facilmente
Multinacional de mineração com atuação em três segmentos (minerais críticos, materiais especiais e energia) procura um(a) Coordenador(a) de Projetos e Planejamento para compor a equipe.Sumário do CargoResponsável por coordenar a execução dos projetos de FEL1 (Business Case/ Project Assessment) e FEL2 (Engenharia Conceitual), tomando as ações necessárias junto as demais áreas/disciplinas e contratadas demandadas para execução da completeza do escopo do projeto com segurança, qualidade, no prazo e no custo estimado, em todas as etapas. Além disso, responsável pela coordenação/elaboração/avaliação do planejamento, controle e acompanhamento do Portfólio de projetos para as fases de FEL1, FEL2, FEL3 e FEL4 incluindo as etapas de engenharia, suprimentos, construção, montagem e comissionamento.Responsabilidades e Tarefas da FunçãoGeral:
  • Garantir comunicação eficaz sobre questões de SSMAQ.
  • Coordenar a equipe de forma a atender as demandas da área com segurança, com qualidade, no prazo e custo estimado.
  • Coordenar de forma interdisciplinar as atividades necessárias para execução dos projetos de FEL1 e FEL2, atuando com todas as gerencias da diretoria de projetos, demais áreas AMG e contratadas para acompanhamento das atividades tomando as ações necessárias junto as demais áreas/disciplinas demandada para execução da completeza do escopo do projeto com segurança, qualidade, no prazo e no custo estimado, em todas as etapas.
  • Suportar as lideranças do Projeto na elaboração de apresentações estratégicas sobre os Projetos.
  • Coordenar a equipe com foco nas pessoas, desafiando estas dentro do seu limite, capacidade e competência.
Padrões de planejamento e gestão de projetos:
  • Implementação de metodologias com reconhecimento global na gestão de projetos;
  • Elaboração e manutenção dos padrões e procedimento utilizando às melhores práticas de planejamento e gestão de projetos;
  • Avaliação do cumprimento dos padrões nos projetos juntos aos PM's;
  • Elaboração de relatórios inteligentes (tipo BI).
  • Gestão do Framework do projeto;
Planejamento de projetos - cronograma:
  • Leitura e interpretação de estudos, projetos e contratos para elaboração ou análise crítica de EAP e cronogramas macro/detalhados para as fases de FEL1, FEL2, FEL3 e FEL4 incluindo as etapas de engenharia, suprimentos, construção, montagem e comissionamento para o Portfolio de projetos AMG;
  • Identificação e proposta de alternativas de sequenciamento das atividades do projeto que melhor atendam aos prazos, escopo e custos envolvidos, reduzindo caminho crítico e possíveis impactos do cronograma;
  • Carregamento de recursos nos cronogramas e análise da distribuição e impactos;
  • Análise e aprovação dos Planejamentos elaborados pelos proponentes/contratadas, verificando sua consistência com o Cronograma master do projeto, sua coerência com o escopo e marcos contratuais, recursos previstos e ainda seu posicionamento com relação aos itens potencialmente críticos;
  • Elaboração de relatórios de análise crítica de cronograma, acompanhamento, histogramas, curvas de avanço físico, análise de desvios, justificativas e plano de ação para cumprimento dos prazos e recuperação dos atrasos;
  • Acompanhamento da engenharia, suprimentos e construção para atualização do avanço físico do cronograma, produtividades e planos de ação;
  • Planejamento do portfolio de projetos: "Pipeline" de projetos
Relatórios e dashboards de planejamento, gestão e controle de projetos:
  • Avaliação crítica dos relatórios de acompanhamento emitidos pelas contratadas ou PMs.
  • Atualização do portfólio de projetos Global, com as principais informações de cada projeto, devendo participar de reuniões com stakeholders estratégicos/PM dos projetos para esclarecimentos necessários e validação do avanço físico, com elaboração/emissão mensal de relatório consolidado dos projetos "Dashboard";
  • Elaboração e acompanhamento do plano de ação/atas de reuniões da diretoria.
Relatório consolidado de conclusão dos projetos:
  • Elaboração de relatório consolidado de conclusão dos projetos, atuando com as áreas de interface para recebimento dos dados necessários.
Gestão de indicadores:
  • Controle e acompanhamento de indicadores chave ( KPI´s), estabelecendo e acompanhando plano de ação para assegurar o seu cumprimento.
Plano de suprimentos e avaliação de propostas:
  • Avaliação e acompanhamento do plano de suprimentos dos projetos para aderência ao cronograma.
  • Participação nas etapas de especificação e contratação de projetos e serviços, definindo e validando os modelos de cronograma, relatórios, prazos necessários e marcos contratuais, aderentes ao cronograma macro do projeto.
  • Suporte na elaboração da estratégia de suprimentos
Análise de riscos dos projetos:
  • Execução de análise qualitativa e quantitativa de riscos, com emissão de relatórios consolidados e calculo de contingencia.
  • Acompanhamento do plano de gestão para mitigação dos riscos dos projetos.
  • Gestão de Contratos/OS relativas aos serviços prestados por consultores/terceiros para execução de atividades prevista neste escopo.
Requisitos obrigatórios
  • Inglês fluente (idioma usado nas interações diárias com outros países e na rotina de reports)
  • Pós-graduação ou MBA em Gestão de Projetos;
  • +10 anos de experiência comprovada na área de projetos;
  • Pacote Office avançado (Excel, PowerBI e PowerPoint);
  • Domínio do software MS Project (obrigatório) e Primavera (desejável)
Perfil e habilidades necessárias para desempenhar a função
  • Liderança
  • Relacionamento
  • Iniciativa
  • Dinamismo
  • Confidencialidade
  • Análise crítica
  • Trabalho sob pressão
  • Comprometimento
  • Firmeza
  • Comunicação
  • Flexibilidade

LUZA Group