
Coordenador(a) de Infraestrutura
- Curitiba - PR
- Permanente
- Período integral
- Planejar e executar projetos relacionados a sua área. Elaborar os termos de abertura, plano de comunicação, gerenciamento de stakeholders, escopo, plano da qualidade para entregáveis, análise de viabilidade, análise risco x impacto, propostas de solução, cronograma, baselines e caminho crítico, acompanhamento dos custos e desvios, status report ao comitê do projeto, evolução da execução, plano de virada, Golive, pós Golive, fechamento, prestação de contas.
- Elaborar análises, mapeamento de gaps, propostas de solução com planos de ação para tomada de decisão junto à gerência.
- Desenvolver e implementar indicadores de produtividade, qualidade, disponibilidade, financeiros relacionados à infraestrutura.
- Planejar e acompanhar o budget de despesas e investimentos da sua área de infraestrutura.
- Homologar e gerir os fornecedores de infraestrutura.
- Planejar, estruturar, implementar e consolidar o monitoramento de todos os Ambientes de TI, bem como servidores, ativos de rede, pontos de acesso, hardwares (computadores, dispositivos móveis, coletores, Impressoras), Clusters, Usuários, Tráfego/utilização das redes. Criar dashboards para monitoramento na "control tower" do TI com alertas ativos.
- Manter todos os ambientes de infraestrutura do grupo em compliance com a segurança da informação.
- Elaborar políticas de segurança e utilização de equipamentos e uso adequado da tecnologia da informação no ambiente corporativo.
- Fazer a gestão de patches, gestão de vulnerabilidades, documentar/evidenciar processo de restore, garantir a execução do procedimento de teste restore, Processo de auditoria de validação do restore, Processo de controle de entrada e saída de materiais com inventário cíclico dos ativos de TI, Política de uso de credenciais e Gestão de acesso e privilégios - GIA.
- Elaborar e apresentar relatórios gerenciais para a diretoria, com planos de ação para desvios.
- Garantir o cumprimento dos requisitos dos usuários (SLA/nível de serviço) no que se refere à disponibilidade dos serviços através do atendimento, registro, e resolução das solicitações.
- Configurar, manter e administrar a rede de comunicação de dados, voz, imagem, locais e remotas, orientadas para atendimento das necessidades do escritório.
- Efetuar a manutenção preventiva e corretiva dos servidores e correlatos, evitando problemas técnicos que interfiram no funcionamento da rede.
- Prestar apoio na implantação e manutenção de processos de gerenciamento dos sistemas e serviços de rede.
- Servir de interface entre as áreas funcionais e os provedores de infraestrutura de TI.
- Pesquisar e identificar novas tecnologias aplicáveis para o ambiente corporativo.
- Realizar checklists de infraestrutura.
- Apoiar a condução de projetos de infraestrutura de TI, no que se refere ao seu desenvolvimento, à implantação e ao acompanhamento.
- Prestar suporte aos usuários da rede de computadores, envolvendo a montagem, reparos e configurações de equipamentos e na utilização do hardware e software disponíveis.
- Auxiliar no inventário do hardware, controlando notas fiscais de aquisição contratos de manutenção e prazos de garantia.
- Implantar procedimentos de restrição do acesso e utilização da rede.
- Efetuar pesquisas e desenvolver projetos relacionados a infraestrutura de TI, promovendo a melhor utilização de seus recursos, facilitando o seu acesso pelas áreas que deles necessitam.
- Auxiliar no planejamento de gestão de mudança.
- Implementar estratégias para a integração de diferentes sistemas operacionais.
- Participar da seleção de infraestrutura de rede e engenharia.
- Criar e manter a documentação de rede.
- Realizar auditorias de TI do site conforme exigido.
- Manter a documentação do servidor; listas de endereços IP para as instalações e fornecer IPs conforme exigido.
- Instalar o Sistema / Configurações / Administração.
- Instalar novos servidores de acordo com as normas do Servidor.
- Administrar DNS, WINS, DHCP, FTP, IIS, servidores.
- Implantar software para servidores.
- Administrar plataforma Google Workspace e Office 365.
- Administrar e manutenção de infra-estrutura e antivírus.
- Desenvolver soluções de rede sem fio.
- Configurar e administrar roteadores, switches, firewalls, controladores de rede sem fio.
- Realizar manutenção preventiva.
- Fornecer suporte de incidentes.
- Dar apoio executivo conectividade de rede e realiza atividades de infraestrutura (redes, servidores, backup e banco de dados) e suporte técnico.
- Efetuar controle do licenciamento de softwares padrão.
- Treinar os usuários nos aplicativos disponíveis, dando suporte na solução de problemas.
- Encaminhar, controlar e acompanhar todos os atendimentos enviados para fornecedores externos de sistemas e telefonia.
- Manter os controles de indicadores da área atualizados.
- Executar o procedimento de registro e encaminhamento de faturas para a recepção fiscal.
- Manter os controles de telefonia móvel.
- Ensino superior completo em TI.
- Experiência com construção e condução de projetos com metodologia waterfall.
- Ter raciocínio lógico e analítico para compreensão de problemas e estruturação de planos de ação.
- Experiência na criação de relatórios gerenciais para diretorias.
- Modelagem e digitalização de processos usando ferramentas e metodologias de BPM 2.0.
- Experiência na construção de políticas de infraestrutura.
- Experiência com processo de auditorias de terceiros, PwC, Deloitte, entre outras.
- Experiência com Microsoft System Center.
- Experiência com projetos de greenfield para instalação de novas filiais e escritórios - Startup Costs, Capex & Opex.
- Experiência com VHE - VSphere.
- Experiência com projetos de upscaling de ambientes de infraestrutura.
- Experiência com projetos de CFTV e monitoramento.
- Experiência com projetos de migração de data center.
- Vivência em implementação em nuvem híbrida, políticas Microsoft e On-Premise (Windows server 2008 em diante).
- Administração de Redes e SD-Wans (Cabeamento estruturado, configuração de Switches, VPNs, criação de VLANs e etc.).
- Administração de ferramentas e contas Google Workspace e Office 365.
- Conhecimento dos Serviços Microsoft AD, DNS, DHCP, GPO, DFS, Scripts, Web Service, Hyper-V e etc.
- Administração de servidores Windows e Linux, Servidores WEB e FTP.
- Habilidade em gerenciamento de Chamados, Demandas e Projetos.
- Monitoramento do Ambiente com ferramentas Zabbix, Grafana, Nagios.
- Experiência em proteções adequadas aos dados pessoais com visão de arquitetura de segurança da informação e LGPD.
- Habilidade em gerenciamento de KPIs e Tratamento de Falhas. Responsável pelo atendimento dos chamados de Service Desk / Infraestrutura e foco no processo de melhoria contínua da infraestrutura de TI.
- Desejável conhecimento do Ambiente TOTVS Protheus (Suporte e administração da infraestrutura).