
Controller
- Minas Gerais
- Permanente
- Período integral
- Grupo do segmento de logística e transportes, no Sul de Minas Gerais.
- Gestão Orçamentária e Projeções Financeiras: Coordenar elaboração e acompanhar orçamento da empresa em conjunto com as áreas para definir metas realistas de receita e despesa. Monitorar real x orçado e identificar desvios. Desenvolver projeções financeiras trimestrais e anuais, considerando tendências de mercado, sazonalidade e outros fatores relevantes. Mapeamento das entregas e indicadores, rentabilidade por contrato por cliente;
- Controle e Redução de Custos: assegurar confiabilidade das informações financeiras com tempestividade na entrega de dados. Atuar ativamente na redução de custos em compras e nas operações financeiras. Acompanhar custos operacionais da logística, identificar gargalos, ineficiências e oportunidades de redução. Experiência na gestão de custos e despesas logísticas em empresas com múltiplos CNPJs (logística, transporte e patrimônio);
- Análise de Desempenho e Tomada de Decisão: Analisar rentabilidade de rotas, clientes e serviço para otimizar a alocação de recursos e focar em negócios mais lucrativos. Definir e monitorar KPIs financeiros e operacionais com dashboards de performance. Elaborar relatórios financeiros e gerenciais detalhados (DRE consolidado por centro de custos e unidade de negócio) para a diretoria. Suportar tomada de decisão estratégica e tática;
- Governança, Conformidade e Riscos: Implementar e garantir a conformidade de processos financeiros e operacionais, aplicar métricas para auditoria interna e controle do processo de controladoria. Avaliar riscos financeiros e operacionais e propor medidas preventivas e corretivas. Implementar políticas e controles internos, avaliar riscos e propor planos de compliance. Realizar interface com auditorias;
- Contabilidade e Projetos: Supervisionar a contabilidade externa e consolidar dados contábeis. Ser parceiro estratégico no planejamento de longo prazo com análises financeiras para investimentos em novas tecnologias, expansão de rotas ou aquisição de frotas. Analisar a viabilidade econômico-financeira de novos projetos, avaliando e validando propostas de expansão e investimentos.
- Capacidade de atuar como business partner, com forte visão sistêmica do negócio para o longo prazo;
- Conhecimento em conformidade de processos, redução de custos (compras e financeiros) e governança corporativa;
- Capacidade de atuar de forma estratégica, transformando dados em informações relevantes para a tomada de decisão;
- Habilidade para definir e monitorar KPIs financeiros e operacionais e elaboração de relatórios gerenciais e financeiros;
- Orientação para resultados. Proatividade, autonomia e capacidade de autogestão;
- Habilidade e disponibilidade para participar ativamente de reuniões com diretoria conselho;
- Resiliência e adaptabilidade para atuar em um ambiente familiar em constante evolução;
- Ótima relação interpessoal para transitar entre as áreas com habilidade e construir confiança. Papel colaborativo para o crescimento da empresa e para a maturidade de governança.