Assistente Técnico II - Especialista em Desenvolvimento Humano e Organizacional

DEFENSORIA PUBLICA DO ESTADO DE SAO PAULO

  • São Paulo - SP
  • R$ 10.197 por mês
  • Permanente
  • Período integral
  • Há 18 horas
  • Aplicar facilmente
INFORMAÇÕESCarga horária: 40 horas semanaisModalidade: HíbridoHorário: a combinarLocal: Rua Líbero Badaró, 616, Centro, São Paulo – SPVENCIMENTOSSalário base: R$ 10.196,98Gratificação de Representação: R$ 988,15Vale Transporte: R$ 20,40 por dia trabalhadoAuxílio Alimentação: R$ 80,00 por dia trabalhado presencialmenteOUTROS DIREITOS E BENEFÍCIOS· 13º salário· Férias· Licença prêmio· Bonificação por resultados· Adicional de qualificação· Adicional por tempo de serviço· Auxílio Saúde· Auxílio creche· Auxílio a dependente PcD· Auxilio a capacitação continuada· Convênio médico: IAMSPE - Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual· Convênio SESC (Matrícula de Interesse Social)· Convênio UNISA (Atendimento Psiquiátrico)· Programa Pró-Hardware· Programa Pró-Software e· Programa Pró-LivroMISSÃO DO CARGOLiderar a criação e execução de estratégias de Treinamento e Desenvolvimento (T&D) e de Desenvolvimento Humano e Organizacional (DHO) que impulsionem a performance, o engajamento e o crescimento contínuo dos servidores e membros da DPE-SP.Este profissional será o ponto central para desenhar programas de capacitação alinhados à cultura e aos objetivos estratégicos da instituição, promovendo um ambiente de aprendizado contínuo.ATRIBUIÇÕES
  • Desenvolvimento Funcional de Servidores:
  • 1. Acompanhamento, orientação funcional e feedback estruturado servidores com baixo desempenho;
  • 2. Desenvolvimento e acompanhamento de Plano de Desenvolvimento Individual de servidores.
  • Diagnóstico e Planejamento Integrado:
  • 1. Realizar Levantamento de Necessidades de Treinamento (LNT) detalhado e, concomitantemente, diagnósticos de cultura e clima organizacional, considerando as particularidades da DPE-SP como órgão público, para identificar gaps de competência, oportunidades de desenvolvimento e pontos de melhoria no ambiente de trabalho;
  • 2. Elaborar e gerenciar o plano anual de T&D e DHO, alinhando as iniciativas às prioridades estratégicas da DPE-SP e às demandas específicas das áreas e públicos (Defensores, servidores, estagiários).
  • Design e Desenvolvimento de Programas de Aprendizagem e DHO:
  • 1. Conceber, planejar e desenvolver programas de capacitação abrangentes (técnicos e comportamentais), trilhas de desenvolvimento e soluções de DHO (ex: gestão de desempenho, programas de liderança);
  • 2. Garantir que os conteúdos e metodologias (presenciais, online, híbridos) promovam o aprendizado efetivo e a aplicação prática, fomentando o desenvolvimento humano e organizacional;
  • 3. Incluir temas como inovação, ética no serviço público, LGPD no setor público, compliance, diversidade e inclusão, comunicação não-violenta, gestão de tempo, e habilidades digitais aplicadas ao contexto da administração pública.
  • Gestão de Desempenho e Feedback:
  • 1. Apoiar a implementação e a gestão do ciclo de avaliação de desempenho, observando os estatutos e regulamentações do servidor público, garantindo a integração com os planos de desenvolvimento individual (PDI);
  • 2. Promover uma cultura de feedback contínuo e construtivo em toda a organização, respeitando as hierarquias e as relações funcionais inerentes ao setor público.
  • Cultura e Engajamento:
  • 1. Desenvolver e implementar iniciativas para fortalecer a cultura organizacional da DPE-SP, seus valores e princípios, promovendo um ambiente de trabalho engajador e produtivo, com foco no propósito de servir à população e nos valores da Defensoria;
  • 2. Analisar resultados de pesquisas de clima e engajamento, propondo e liderando planos de ação para melhoria, considerando as características do vínculo e das carreiras do serviço público.
  • Gestão de Lideranças:
  • 1. Criar e coordenar programas específicos para o desenvolvimento de lideranças (Defensores e gestores), aprimorando suas habilidades de gestão de equipes, comunicação e influência, com ênfase na liderança inspiradora e transformadora dentro do contexto do serviço público;
  • 2. Apoiar a construção de planos de sucessão e a preparação de futuros líderes, em consonância com as regras de progressão e desenvolvimento de carreira no setor público.
  • Execução, Logística e Gestão de Fornecedores:
  • 1. Coordenar toda a logística dos treinamentos e ações de DHO, incluindo o relacionamento e a gestão de fornecedores externos, sempre observando as leis de licitações e contratos do serviço público, a alocação de recursos e a gestão de plataformas de aprendizado (LMS);
  • 2. Identificar e desenvolver instrutores e facilitadores internos, potencializando o conhecimento institucional.
  • Avaliação e Mensuração de Impacto:
  • 1. Estabelecer métricas e indicadores de eficácia para todas as ações de T&D e DHO;
  • 2. Elaborar relatórios periódicos de resultados e impacto, fornecendo insights estratégicos para a alta gestão e para os órgãos de controle, quando necessário.
  • Inovação e Melhores Práticas:
  • 1. Manter-se atualizado(a) sobre as tendências e inovações em T&D e DHO no mercado e no setor público, buscando constantemente aprimorar as práticas da DPE-SP, adaptando-as à realidade e aos desafios burocráticos e orçamentários do setor público.
CONHECIMENTO TÉCNICOS
  • Domínio do ciclo completo de T&D (LNT, design instrucional, metodologias ativas de aprendizado, avaliação de impacto).
  • Experiência com metodologias e ferramentas de DHO (pesquisa de clima/engajamento, gestão de performance, planos de carreira/sucessão, modelos de liderança).
  • Conhecimento em gestão da mudança e diversidade, equidade e inclusão (DE&I) no contexto de uma instituição pública.
  • Habilidade para análise de dados e elaboração de relatórios gerenciais e estratégicos.
  • Familiaridade com plataformas LMS e outras tecnologias de aprendizagem e gestão de talentos.
  • Pacote Office avançado.
COMPETÊNCIAS COMPORTAMENTAIS
  • Visão Estratégica e Sistêmica: Capacidade de integrar as ações de T&D e DHO aos objetivos institucionais da DPE-SP e à realidade regulatória e política do serviço público.
  • Liderança e Influência: Habilidade de engajar, motivar e influenciar colaboradores, lideranças e stakeholders, navegando em estruturas hierárquicas complexas e múltiplas instâncias de decisão.
  • Pensamento Analítico e Solução de Problemas: Identificar desafios, analisar dados e propor soluções criativas e eficazes, considerando as limitações e oportunidades do ambiente público.
  • Comunicação Excepcional: Facilitar diálogos complexos, apresentar informações de forma clara e persuasiva em todos os níveis hierárquicos e perante órgãos de controle ou outros poderes.
  • Proatividade e Inovação: Buscar constantemente novas abordagens e melhorias para os processos, com capacidade de inovar dentro dos limites e possibilidades do setor público.
  • Inteligência Emocional e Empatia: Compreender as dinâmicas humanas e organizacionais, atuando com sensibilidade e respeito, especialmente em um ambiente com alto propósito social.
REQUISITOS
  • Formação Acadêmica: Ensino superior completo em Psicologia, Administração, Pedagogia, Gestão de Políticas Públicas ou áreas correlatas. Pós-graduação em Gestão de Pessoas, Administração Pública ou áreas afins é desejável.
  • Experiência Profissional: Atuação consolidada em órgãos públicos, autarquias ou empresas estatais, especialmente em áreas de capacitação, desenvolvimento organizacional e gestão de pessoas.
  • Conhecimento Técnico: Legislação e normativas sobre gestão de pessoas no setor público, metodologias de aprendizagem (Andragogia, 70/20/10, Learning Agility), ferramentas de desenvolvimento de competências, avaliação de desempenho e uso de sistemas de gestão de pessoas.
  • Habilidades Comportamentais: Pensamento estratégico, inovação, comunicação assertiva, visão sistêmica, capacidade de articulação institucional e comprometimento com a melhoria da gestão pública.
DIFERENCIAIS
  • Certificações em Gestão da Mudança (ex: Prosci), Coaching, Liderança ou Gestão de Projetos.
  • Experiência na implantação ou otimização de sistemas de gestão de talentos (HCM) em órgãos públicos.
  • Experiência em projetos que envolvam participação social ou atendimento a populações vulneráveis.

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