Assistente Técnico II - Especialista em Desenvolvimento Humano e Organizacional
DEFENSORIA PUBLICA DO ESTADO DE SAO PAULO
- São Paulo - SP
- R$ 10.197 por mês
- Permanente
- Período integral
- Desenvolvimento Funcional de Servidores:
- 1. Acompanhamento, orientação funcional e feedback estruturado servidores com baixo desempenho;
- 2. Desenvolvimento e acompanhamento de Plano de Desenvolvimento Individual de servidores.
- Diagnóstico e Planejamento Integrado:
- 1. Realizar Levantamento de Necessidades de Treinamento (LNT) detalhado e, concomitantemente, diagnósticos de cultura e clima organizacional, considerando as particularidades da DPE-SP como órgão público, para identificar gaps de competência, oportunidades de desenvolvimento e pontos de melhoria no ambiente de trabalho;
- 2. Elaborar e gerenciar o plano anual de T&D e DHO, alinhando as iniciativas às prioridades estratégicas da DPE-SP e às demandas específicas das áreas e públicos (Defensores, servidores, estagiários).
- Design e Desenvolvimento de Programas de Aprendizagem e DHO:
- 1. Conceber, planejar e desenvolver programas de capacitação abrangentes (técnicos e comportamentais), trilhas de desenvolvimento e soluções de DHO (ex: gestão de desempenho, programas de liderança);
- 2. Garantir que os conteúdos e metodologias (presenciais, online, híbridos) promovam o aprendizado efetivo e a aplicação prática, fomentando o desenvolvimento humano e organizacional;
- 3. Incluir temas como inovação, ética no serviço público, LGPD no setor público, compliance, diversidade e inclusão, comunicação não-violenta, gestão de tempo, e habilidades digitais aplicadas ao contexto da administração pública.
- Gestão de Desempenho e Feedback:
- 1. Apoiar a implementação e a gestão do ciclo de avaliação de desempenho, observando os estatutos e regulamentações do servidor público, garantindo a integração com os planos de desenvolvimento individual (PDI);
- 2. Promover uma cultura de feedback contínuo e construtivo em toda a organização, respeitando as hierarquias e as relações funcionais inerentes ao setor público.
- Cultura e Engajamento:
- 1. Desenvolver e implementar iniciativas para fortalecer a cultura organizacional da DPE-SP, seus valores e princípios, promovendo um ambiente de trabalho engajador e produtivo, com foco no propósito de servir à população e nos valores da Defensoria;
- 2. Analisar resultados de pesquisas de clima e engajamento, propondo e liderando planos de ação para melhoria, considerando as características do vínculo e das carreiras do serviço público.
- Gestão de Lideranças:
- 1. Criar e coordenar programas específicos para o desenvolvimento de lideranças (Defensores e gestores), aprimorando suas habilidades de gestão de equipes, comunicação e influência, com ênfase na liderança inspiradora e transformadora dentro do contexto do serviço público;
- 2. Apoiar a construção de planos de sucessão e a preparação de futuros líderes, em consonância com as regras de progressão e desenvolvimento de carreira no setor público.
- Execução, Logística e Gestão de Fornecedores:
- 1. Coordenar toda a logística dos treinamentos e ações de DHO, incluindo o relacionamento e a gestão de fornecedores externos, sempre observando as leis de licitações e contratos do serviço público, a alocação de recursos e a gestão de plataformas de aprendizado (LMS);
- 2. Identificar e desenvolver instrutores e facilitadores internos, potencializando o conhecimento institucional.
- Avaliação e Mensuração de Impacto:
- 1. Estabelecer métricas e indicadores de eficácia para todas as ações de T&D e DHO;
- 2. Elaborar relatórios periódicos de resultados e impacto, fornecendo insights estratégicos para a alta gestão e para os órgãos de controle, quando necessário.
- Inovação e Melhores Práticas:
- 1. Manter-se atualizado(a) sobre as tendências e inovações em T&D e DHO no mercado e no setor público, buscando constantemente aprimorar as práticas da DPE-SP, adaptando-as à realidade e aos desafios burocráticos e orçamentários do setor público.
- Domínio do ciclo completo de T&D (LNT, design instrucional, metodologias ativas de aprendizado, avaliação de impacto).
- Experiência com metodologias e ferramentas de DHO (pesquisa de clima/engajamento, gestão de performance, planos de carreira/sucessão, modelos de liderança).
- Conhecimento em gestão da mudança e diversidade, equidade e inclusão (DE&I) no contexto de uma instituição pública.
- Habilidade para análise de dados e elaboração de relatórios gerenciais e estratégicos.
- Familiaridade com plataformas LMS e outras tecnologias de aprendizagem e gestão de talentos.
- Pacote Office avançado.
- Visão Estratégica e Sistêmica: Capacidade de integrar as ações de T&D e DHO aos objetivos institucionais da DPE-SP e à realidade regulatória e política do serviço público.
- Liderança e Influência: Habilidade de engajar, motivar e influenciar colaboradores, lideranças e stakeholders, navegando em estruturas hierárquicas complexas e múltiplas instâncias de decisão.
- Pensamento Analítico e Solução de Problemas: Identificar desafios, analisar dados e propor soluções criativas e eficazes, considerando as limitações e oportunidades do ambiente público.
- Comunicação Excepcional: Facilitar diálogos complexos, apresentar informações de forma clara e persuasiva em todos os níveis hierárquicos e perante órgãos de controle ou outros poderes.
- Proatividade e Inovação: Buscar constantemente novas abordagens e melhorias para os processos, com capacidade de inovar dentro dos limites e possibilidades do setor público.
- Inteligência Emocional e Empatia: Compreender as dinâmicas humanas e organizacionais, atuando com sensibilidade e respeito, especialmente em um ambiente com alto propósito social.
- Formação Acadêmica: Ensino superior completo em Psicologia, Administração, Pedagogia, Gestão de Políticas Públicas ou áreas correlatas. Pós-graduação em Gestão de Pessoas, Administração Pública ou áreas afins é desejável.
- Experiência Profissional: Atuação consolidada em órgãos públicos, autarquias ou empresas estatais, especialmente em áreas de capacitação, desenvolvimento organizacional e gestão de pessoas.
- Conhecimento Técnico: Legislação e normativas sobre gestão de pessoas no setor público, metodologias de aprendizagem (Andragogia, 70/20/10, Learning Agility), ferramentas de desenvolvimento de competências, avaliação de desempenho e uso de sistemas de gestão de pessoas.
- Habilidades Comportamentais: Pensamento estratégico, inovação, comunicação assertiva, visão sistêmica, capacidade de articulação institucional e comprometimento com a melhoria da gestão pública.
- Certificações em Gestão da Mudança (ex: Prosci), Coaching, Liderança ou Gestão de Projetos.
- Experiência na implantação ou otimização de sistemas de gestão de talentos (HCM) em órgãos públicos.
- Experiência em projetos que envolvam participação social ou atendimento a populações vulneráveis.