Gerente (Sênior) de Conteúdo e Engajamento - Afirmativa para Pessoas Negras e Indígenas
Médicos Sem Fronteiras
- Rio de Janeiro - RJ
- Permanente
- Período integral
- Rio de Janeiro - RJ (1 vaga)
- Motivo
- Seu E-mail
- Híbrido
- Rio de Janeiro, RJ, BR (1 Vaga)
- Gerencial e Executivos
- Efetivo - CLT
- Liderar a produção de conteúdo e a gestão das redes sociais e comunidades, respondendo a crises e engajando diferentes públicos de forma inovadora, criativa, ousada e eficiente;
- Proteger e preservar a imagem de MSF, assegurando que todas as comunicações públicas estejam em conformidade com o posicionamento da marca, os guias de linguagem e as diretrizes visuais da organização;
- Respeitar e contribuir com a missão social de MSF, dando destaque às crises humanitárias em que a organização atua e considerando o princípio de “témoignage”, ao mesmo tempo em que alavanca com criatividade e autenticidade as ações de comunicação, potencializando o resultado e o impacto das nossas atividades.
- Garantir a criação e otimização de conteúdos de marketing voltados para campanhas de captação de pessoas doadoras e recursos;
- Liderar, em conjunto com o comitê editorial, a definição e implementação do calendário editorial de MSF-Brasil, assegurando coerência nos conteúdos produzidos, alinhamento com os temas prioritários da organização e com maior potencial de engajamento, além de identificar oportunidades para diferentes finalidades e canais;
- Transformar os posicionamentos de MSF em conteúdo e estratégias de comunicação e marketing, amplificando a missão social da organização, evidenciando crises humanitárias esquecidas, violações do direito humanitário e inadequações ou falta de ajuda humanitária;
- Desenvolver e implementar estratégias inovadoras para fortalecer a presença e o engajamento nas redes sociais e demais canais digitais proprietários, adaptando as abordagens às particularidades de cada plataforma e garantindo o monitoramento constante para implementação de melhorias e otimização dos resultados;
- Viabilizar a gestão de comunidades, promovendo interações significativas, fortalecendo o engajamento com o público, convertendo doadores e ampliando o alcance e impacto das mensagens da organização;
- Garantir o monitoramento e interações nas redes sociais, assegurando respostas alinhadas ao tom da marca e às diretrizes específicas, além da gestão eficaz e cuidadosa de situações críticas;
- Assegurar o monitoramento das redes sociais e canais proprietários de MSF para identificar tendências, menções, sentimento e possíveis crises, analisando dados dos canais de comunicação e feedbacks do público para identificar oportunidades de melhoria;
- Desenvolver e implementar uma estratégia de influenciadores com objetivo de ampliar o alcance e melhorar o engajamento do público com a organização;
- Assegurar a visibilidade constante dos desafios enfrentados pelas populações que atendemos por meio da imprensa brasileira e de diferentes agentes de influência, maximizando a cobertura das crises humanitárias;
- Viabilizar a preparação dos porta-vozes, aprimorando suas habilidades de comunicar com clareza, assertividade e alinhamento estratégico, a fim de garantir uma mensagem eficaz e impactante;
- Liderar e fortalecer a comunicação institucional e a comunicação operacional dos projetos no Brasil;
- Gerenciar a criação, produção, adaptação e revisão dos conteúdos que atendam às necessidades institucionais, operacionais e sazonais para diferentes canais e objetivos;
- Potencializar engajamento com o público interno, apoiando objetivos institucionais e impulsionando o papel destes grupos como embaixadores de marca e conteúdo;
- Proteger e preservar a imagem de MSF, assegurando que todas as comunicações públicas estejam em conformidade com o posicionamento da marca, os guias de linguagem e as diretrizes visuais da organização;
- Identificar riscos e propor ações de mitigação para crises reputacionais, tanto institucionais quanto operacionais, desenvolvendo conteúdos específicos, como reactive lines e Q&As, além de garantir o monitoramento e a gestão cuidadosa das interações relacionadas à crise nas redes sociais;
- Colaborar com outras áreas de MSF, como Advocacy, Unidade Médica, entre outros, em campanha e ações, garantindo adequação e acuracidade dos conteúdos produzidos e o alinhamento com a missão social da organização;
- Trabalhar com as lideranças de crescimento e BI para avaliar resultado das campanhas e ações, e disseminar aprendizado junto à equipe.
- Adotar metodologias ágeis, incentivando ciclos curtos de entrega, aprendizado contínuo e adaptação às mudanças;
- Estimular a criatividade e a experimentação, propondo soluções inovadoras e ousadas que ampliem a relevância e o engajamento de MSF-Brasil junto ao público brasileiro;
- Basear decisões em dados e evidências, fortalecendo a transparência, a eficiência e o foco em resultados;
- Atuar como agente de mudança no processo de transformação da área, contribuindo para a implementação de novas formas de trabalhar, incluindo cultura data-driven e metodologia ágil.
- Graduação completa;
- Sólida experiência no desenvolvimento e implementação de estratégias para redes sociais e canais digitais proprietários de grandes empresas ou organizações;
- Experiência consistente em gestão de redes sociais e produção de conteúdo para diferentes canais digitais;
- Experiência em gestão de equipe;
- Domínio do inglês (fluente) - escrita e fala;
- Domínio do Pacote Microsoft 365;
- Conhecimento básico de Wordpress;
- Familiaridade com metodologias ágeis;
- Conhecimento em comunicação integrada.
- Pós-graduação ou MBA em áreas relacionadas;
- Experiência prévia em Médicos Sem Fronteiras ou outras organizações do terceiro setor;
- Vivência com estratégias digitais voltadas para causas humanitárias ou sociais.