Assistente de Suporte Técnico NOC

ALT Telecom

  • Curitiba - PR
  • Permanente
  • Período integral
  • Há 13 dias
Profissional responsável por realizar a gestão operacional completa de um cliente corporativo de grande porte, atuando como ponto focal para assuntos técnicos e operacionais, garantindo a excelência na sustentação dos serviços de telecomunicações, atualização de documentações, tratamento de incidentes, análise de dados e proposição de melhorias contínuas.Principais responsabilidades:
  • Gestão operacional do cliente: Atuação dedicada a um cliente específico, sendo responsável por monitorar o ambiente, tratar ocorrências e demandas relativas aos serviços de telecom.
  • Monitoramento proativo: Utilização de sistemas de monitoramento para acompanhamento dos links, circuitos e serviços em tempo real, realizando intervenções em caso de degradação ou falha.
  • Tratamento de incidentes e requisições: Abertura, acompanhamento, classificação e resolução de tickets (incidentes, problemas e requisições) garantindo cumprimento de SLAs e OLAs.
  • Elaboração de relatórios e dashboards: Geração de relatórios mensais, análise de falhas/reincidências, consolidação de indicadores operacionais (SLA, TME, disponibilidade, backlog) e desenvolvimento/manutenção de dashboards e painéis de monitoramento.
  • Gestão e atualização de documentação: Garantir que toda a documentação do ambiente do cliente esteja atualizada (topologia lógica/física, diagramas, inventário de ativos, base de conhecimento, book técnico).
  • Proposição de melhorias: Realizar análises de causa raiz (RCA), identificar padrões de reincidência, sugerir melhorias para evolução e estabilidade do ambiente do cliente.
  • Relacionamento técnico: Atuar em parceria com áreas técnicas internas e com o cliente para garantir a estabilidade e satisfação com os serviços; ser elo entre o cliente, NOC e áreas envolvidas.
  • Gestão da rotina operacional: Apoio em rotinas de mudança (change), acompanhamento de planos de ação, documentação de tratativas e ações em crises.
  • Suporte nas auditorias e revisões: Atuar como suporte em auditorias técnicas e revisões periódicas com o cliente.
Requisitos desejáveis:
  • Formação: Ensino Superior em andamento em Engenharia, Tecnologia da Informação, Redes, Telecomunicações ou áreas correlatas.
  • Conhecimentos técnicos:
  • Redes de telecomunicação (LAN/WAN, MPLS, protocolos IP, conceitos de QoS)
  • Ferramentas de monitoramento de redes e análise de logs (ex: Zabbix, Grafana, SolarWinds, PRTG etc)
  • ITIL básico (gestão de incidentes, requisições, mudanças e problemas)
  • Pacote Office avançado e ferramentas de edição de diagramas (ex: Visio, Lucidchart, Draw.io)
  • Dashboards (Power BI, looker studio ou similares)
  • Experiência desejada:
  • Vivência em atendimento a clientes corporativos de missão crítica, preferencialmente de telecom, TI, integradoras ou NOC.
  • Experiência prévia em rotinas de monitoramento, operação e sustentação de serviços de conectividade.
  • Competências comportamentais:
  • Senso de responsabilidade
  • Organização e disciplina na gestão de tarefas e registros
  • Boa comunicação oral e escrita para interação com clientes e áreas técnicas
  • Capacidade analítica, atenção a detalhes e visão sistêmica
  • Flexibilidade para atuar em demandas de urgência ou escalonamento
Diferenciais:
  • Certificação ITIL Foundations, CCNA, CompTIA Network+ ou similares.
  • Conhecimentos em gestão de projetos (PMI, Agile/Scrum básico).
  • Inglês técnico intermediário

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