Gerente de Visual Merchandising

KENIA PARREIRA BARBAGLIA FONSECA MAGAZINE LTDA.

  • São Paulo - SP
  • Permanente
  • Período integral
  • Há 1 mês
Propósito do cargo:
Responsável por liderar a estratégia de Visual Merchandising da marca, garantindo a execução eficaz das diretrizes visuais nas lojas físicas e demais pontos de contato. Atua de forma estratégica para fortalecer a identidade da marca, impulsionar a experiência do cliente e contribuir diretamente para o aumento da conversão em loja.Escolaridade mínima e desejável:
  • Mínima: Graduação completa em Moda, Arquitetura, Marketing ou áreas relacionadas.
  • Desejável: Pós-graduação ou MBA em áreas como Visual Merchandising, Branding, Marketing ou Gestão Estratégica.
Cursos mínimos e desejáveis:
  • Mínimos: pacote Office (com foco em Excel e PowerPoint), conhecimento em ferramentas de criação visual (Illustrator, Photoshop), noções de sistemas de ERP (ex: Protheus ou similares).
  • Desejável: SketchUp, AutoCAD, inglês intermediário a fluente, espanhol básico a intermediário, cursos de Visual Merchandising Avançado, Marketing de Moda, Gestão de Projetos e Tendências de Consumo.
Experiência e conhecimentos mínimos e desejáveis:
  • Mínima: 6 anos ou mais de experiência consolidada em Visual Merchandising no varejo, especialmente no segmento de moda. Vivência com liderança de equipes e atuação em campo.
  • Desejável: 7 anos ou mais de experiência.
Habilidades mínimas e desejadas:
  • Habilidades técnicas:
Domínio de ferramentas de Visual Merchandising, leitura e criação de planogramas, conhecimento em ambientação de loja, aplicação de campanhas promocionais, análise de KPIs visuais (exposição x venda), e domínio de ferramentas gráficas e de desenho técnico. * Habilidades comportamentais:Comunicação clara, liderança inspiradora, criatividade, visão estética, organização, senso de urgência, proatividade, resiliência, capacidade de análise crítica e colaboração com outras áreas (produto, marketing e comercial). * Habilidades comportamentais (complementares):Comunicação, postura proativa, organização, conseguindo gerenciar múltiplas tarefas e prazos, e ter facilidade para trabalhar em equipe, resiliente, lidando bem com pressões e mudanças, mantendo o foco em resultados e sendo detalhista e perfil comercial.Requisitos adicionais:
Disponibilidade para viagens, caso necessário, para visitas a fornecedores, eventos relacionados ou visita em lojas, seja da rede ou concorrência, possuir um perfil analítico para avaliar dados e propor melhorias. A experiência no uso de plataformas de comunicação corporativa, como Microsoft Teams, facilidade para aprender rapidamente novos sistemas e processos.Atividades gerais do cargo:
  • Desenvolver e implementar a estratégia de Visual Merchandising em alinhamento com as diretrizes da marca e metas comerciais.
  • Liderar a equipe de VM (campo e sede), promovendo o desenvolvimento técnico e comportamental.
  • Planejar, executar e monitorar a ambientação e disposição de produtos nas lojas físicas.
  • Elaborar manuais, guias e padrões de execução de VM para garantir padronização e excelência na experiência do cliente.
  • Criar cronogramas e acompanhar campanhas de vitrines, lançamentos e datas sazonais.
  • Participar de reuniões com áreas correlatas (produto, estilo, marketing, comercial) para garantir integração das estratégias visuais.
  • Realizar visitas técnicas às lojas para avaliação, orientação e suporte.
  • Monitorar KPIs relacionados ao desempenho visual e propor ações corretivas quando necessário.
  • Realizar pesquisas de mercado e análise de concorrência para manter a marca atualizada com as tendências visuais do varejo.

KENIA PARREIRA BARBAGLIA FONSECA MAGAZINE LTDA.